O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho. Tudo começou por causa de um festival, o Live Aid, nesta data no ano de 1985, as cidades de Londres (Inglaterra) e Filadélfia (EUA) realizaram simultaneamente o evento, que foi organizado pelo músico irlandês Bob Geldof (famoso por fazer o papel principal no filme The Wall e por ser, antes mesmo de Bono Vox, do U2, uma das personalidades mais politizadas do planeta). Ele queria angariar recursos para ajudar a combater a fome na Etiópia esperando juntar uns 70,000 dólares, mas a sua campanha ganhou apoio de muitos músicos de peso e o Live Aid levou vários milhões para a África. O público ficou estimado em cerca de 170 mil pessoas. Entre muitos artistas, o festival reuniu nomes como BB King, Black Sabbath, David Bowie, Dire Straits, Elton John, Eric Clapton, Led Zeppelin, Madonna, Mick Jagger, Ozzy Osborne, Paul McCartney, Phil Collings, Queen, Scorpions, Sting, The Who, Tina Turner, e U2.
O festival foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Vinte anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou outro festival, o Live 8, como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 (grupo dos 8 países mais ricos do mundo) a perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria no mundo (se políticos tivessem vergonha se sentiriam humilhados por um único homem, sem poder nenhum, ser responsável por salvar mais vidas do que todos eles em toda a história da humanidade), mais de 1000 músicos tocaram neste evento, inclusive esta foi a última apresentação do Pink Floyd. Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock.
A origem do termo Rock n’ Roll relacionado à música se deve ao DJ americano Alan Freed, que organizava festas e tocava músicas negras em seu programa de rádio. Esta era uma gíria que aparecia muito em composições de rhythm n’ blues e se referia ao ato sexual (deitar e rolar). Posteriormente o nome foi abreviado e hoje todo mundo sabe que Rock abrange uma quantidade enorme de estilos musicais – alguns nem sequer lembram aquelas velhas composições misturando blues e country nos anos 50.
Na década de 50, com o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia muitas pessoas pregavam uma filosofia de vida em que se devia aproveitar cada momento como se fosse o último. Com o anúncio dos testes atômicos pela União Soviética e um possível "fim do mundo", muito mais pessoas começaram a pensar desta maneira. A revolução de costumes associada ao ritmo empolgante da música tocada por Alan foi fator decisivo para que o estilo roqueiro fosse tachado de delinqüente e se espalhasse como febre entre os jovens. O primeiro hit de sucesso do rock foi Rock Around The Clock, interpretado por Bill Haley. O jeito rock de ser parece que só foi piorando e se tornando mais imprevisível, não é de hoje que fatos envolvendo os roqueiros, tanto no palco como fora dele, são considerados no mínimo exóticos. Há muitas histórias curiosas envolvendo artistas conhecidos que você pode ler aqui no blog Radio Feyson, só para dar um gostinho, aí vão algumas.
- O guitarrista de Ozzy Osbourne, Randy Rhoads só viajava de ônibus, pois tinha medo de avião. Sua morte ocorreu em um acidente envolvendo um pequeno avião e o ônibus da turnê.
- A cantora hippie Janis Joplin quando apresentada ao empresário de Bob Dylan caiu dura no chão, num estado deplorável de embriaguez. Foi contratada no dia seguinte.
- Em função da situação precária em seu início, a banda Cafe Racers decidiu mudar seu nome para Dire Straits, que significa finanças em ruínas.
- John Bonham, baterista do Led Zepelin, morreu sufocado pelo próprio vômito após consumir 40 doses de vodca com suco de laranja acompanhadas de três enroladinhos de presunto.
Já pararam para pensar que antes de serem astros do rock nossos heróis tinham que trabalhar de verdade? Pois aí estão algumas das profissões abandonadas por nomes ilustres.
- Chuck Berry foi cabeleireiro.
- Deborah Harry (do Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy.
- Duff McKagan (do Guns n’ Roses) chegou a roubar carros.
- Elvis Presley foi motorista de caminhão.
- Jimi Hendrix foi pára-quedista no exército.
- Joe Cocker foi encanador.
- Ozzy Osbourne foi matador de vacas em um abatedouro.
- Phil Collins foi ator de teatro infantil.
- Sting foi leiteiro e professor.
- Van Morrison foi limpador de janelas.
A história do rock merece muitos posts só pra ela, mas isto fica pra outra hora, pra finalizar aqui vai a análise da revista Variety em 1955 sobre o novo estilo musical que acabava de surgir, a previsão certeira sobre o futuro do rock n’ roll foi...
QUE NÃO DURARIA ATÉ JUNHO E ESTÁ AÍ ATÉ HOJE