Exemplo disso, foi o espetáculo dado pelas baterias das Escolas de Samba, em plena praia de Copacabana, na noite do Réveillon. A noite era de festa, e não há festa maior do que o Carnaval Carioca, por isso não poderia ficar de fora.
Carnaval no Réveillon de Copacabana
Dos três palcos ao longo da Praia de Copacabana, dois deles encerraram as atrações comapresentação de escola de samba. Diante dos variados ritmos musicais, que contemplaram DJs a bandas de Rock, o público caiu no samba com da apresentação dasbaterias das escolas de samba nas areias da praia.
As apresentações
No palco principal, o encerramento das atrações musicais, por volta das 03h00 da manhã, já do dia primeiro, ficou por conta da Bateria da Unidos da Tijuca, que, como se estivesse no sambódromo, fez todo mundo sambar. Em outro palco, em frente à Rua Santa Clara, a festa carnavalesca ficou por conta da Bateria do Salgueiro e da Portela, que dividiram o tempo de 25 minutos de apresentação para cada.
Carnaval em outros pontos do Rio de Janeiro
Não foi apenas em Copacabana que o carnaval reinou no Réveillon, em Madureira, por exemplo, a festa - entre outras atrações - ficou por conta da Velha Guarda da Império Serrano e da bateria da Mangueira. No Aterro do Flamengo ditaram o ritmo a Bateria da Beija-Flor e da São Clemente.
Na Ilha do Governador, teve a Bateria da União da Ilha. Em Ramos, Bateria da Grande Rio. Na Penha, da Imperatriz Leopoldinense. E em quase todas as partes da cidade onde se comemorou o réveillon, terminou em Carnaval.
Oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro só começa no próximo mês
Que o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior espetáculo da terra ninguém tem dúvidas, mas o que exatamente torna essa festa tão grandiosa?
Do luxo aos estilos, da alegria ao samba, das cores à beleza e muita criatividade, tudo isso e muito mais é visto na passarela do samba, sempre cheio de pessoas famosas e anônimas todos na maior alegria para festejar com as Escolas de Samba.
Números do Carnaval do Rio de Janeiro
A cada noite de desfile das Escolas de Samba do grupo Especial, circulam cerca de 120 mil pessoas no Sambódromo.
Só nas arquibancadas, que tem cerca de 700 metros de extensão, são 75 mil pessoas acompanhando os desfiles das Escolas de Samba, por noite.
Uma bateria de Escola de Samba chega a ter 300 ritmistas em sua composição. E pensar que na década de 50 eram apenas 30.
As escolas podem levar para a avenida entre 2500 a 4000 pessoas para seus desfiles, sendo que até 250 podem estar com a camisa da diretoria e apoio.
Cada Escola de Samba do grupo especial, chega a gastar até R$ 8 milhões de reais por ano em cada desfile.
Uma das grandes atrações dos desfiles, a fantasia de Porta-Bandeira chega a custar, em média, 90 mil reais, e seu peso fica perto dos 20 quilos.
A cidade do Rio recebeu 920 mil turistas no período de carnaval, que movimentaram 2,2 blihões de reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário