Palco Petrobras Premmia apresenta
Ana Costa no Theatro Net Rio
Cantora lança álbum "Pelos Caminhos do Som", dia 30 de novembro.
O Palco Petrobras Premmia recebe no dia 30 de novembro a cantora Ana Costa lançando o CD “Pelos Caminhos do Som - Uma homenagem a Martinho da Vila”, no Theatro Net Rio, em Copacabana.
Uma homenagem a Martinho da Vila
Ana Costa canta com propriedade o repertório de seu padrinho musical, Martinho da Vila, no show "Pelos caminhos do som", que será lançado em CD e DVD pela Zambo e o Canal Brasil, com distribuição da Biscoito Fino. E não será um lançamento qualquer, mas o primeiro registro ao vivo da carreira da cantora e compositora, que tem uma trajetória musical consagrada, com três álbuns lançados entre 2006 e 2014.
No DVD Ana recebe como convidados Agrião, Alceu Maia, Dirceu Leite, Marcelinho Moreira, Mart´nália, Meninas da Serrinha e Zélia Duncan. O repertório do show reúne músicas com um recorte vibrante da obra lusófona do artista chamando a atenção para a importância da criação de Martinho, sambista consagrado, pesquisador incansável dos variados ritmos brasileiros e considerado o embaixador da música brasileira nos países de língua portuguesa. Foi ele quem propôs o chamado “traço de união” entre as nações de língua portuguesa, misturando sambas que estão no imaginário de todos nós com canções que foram menos divulgadas.
"Esse show, que agora vira DVD, foi pensado a partir do CD ‘Lusofonia’, lançado em 2000, no qual Martinho exalta a música e a cultura dos países lusófonos fazendo um contraponto com a música brasileira. São composições de Angola, Moçambique, Portugal e Cabo Verde que o Martinho releu e criou versões, além de compor para o disco. É fato que vemos alguma semelhança entre as músicas desses povos e a nossa e o show é resultado desse flerte do Martinho. Ele promove esse intercâmbio cultural há muito tempo, é um artista de extrema importância que reafirma através de sua obra a todo momento a nossa identidade cultural, mestiça.", define a cantora.
Ana Costa canta com propriedade o repertório de Martinho da Vila, pois a identificação que ela desenvolveu com sua obra e a intimidade e carinho que tem com o universo do mestre é enorme. No roteiro, “Fazendo as malas” (de Martinho e Rildo Hora), “Semba dos Ancestrais” (dele com a saudosa Rosinha de Valença), a recente “Filosofia de vida” (feita a seis mãos com Marcelinho Moreira e Fred Camacho), as famosas “Odilê, odilá” (parceria dele com João Bosco, que Ana Costa regravou no Sambabook do Martinho), “Traço de união” (mais uma da dupla Martinho/ João Bosco), “Canta canta, minha gente” e “Madalena do Jucú” (uma versão dele para uma cantiga de domínio público). Esta última foi registrada no clássico “O canto das lavadeiras”, de 1989, um disco inspirado no folclore brasileiro. A faixa que nomeia o show/DVD, “Pelos caminhos do som”, também saiu desse LP antológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário