radio verdade

radio verdade

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Games, OtakuPlayStation 4 está se tornando a máquina perfeita dos JRPGs

                                  star-ocean

Não sei você, mas eu sempre adorei JRPGs e jogos japoneses em geral. Enquanto o gênero pode ter se tornado algo de nicho desde os anos de glória do PlayStation One e do PS2 – até pela geração relativamente fraca do PS3 -, o destino está voltando a brilhar.
O PlayStation 4 já tem alguns belos JRPGs, mas o futuro é o que realmente me faz sorrir. Abaixo você pode ler uma lista – em nenhuma ordem específica – dos JRPGs que chegaram em 2016 e vários que ainda estão pra chegar:
Final Fantasy XV
Final Fantasy VII Remake
Star Ocean 5: Integrity and Faithlessness
Persona 5
Tales of Berseria
Digimon Story: Cyber Sleuth
Valkyria Chronicles Remastered
Valkyria: Azure Revolution
Sword Art Online: Hollow Realization
Black Rose Valkyrie
God Eater 2: Rage Burst
God Eater Resurrection
Ni No Kuni II: Revenant Kingdom
Dragon Quest Heroes II
Dragon Quest XI
YS VIII: Lacrimosa of Dana
NieR: Automata
Nioh
Fairy Fencer F: Advent Dark Force
Kingdom Hearts III
Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue
Summon Night 6: Lost Borders
World of Final Fantasy
I Am Setsuna
Atelier Sophie: Alchemist of the Mysterious Book
Odin Sphere Leifthrasir
Toukiden 2
God Wars: Toki wo Koete
Zodiac: Orcanon Odyssey
Eu provavelmente esqueci alguns, então fique à vontade de citar mais títulos nos comentários. Alguns deles já foram lançados no Japão, mas uma localização ainda está pendente ou ainda precisa ser anunciada.
A localização é outro elemento que está sendo afetado por uma tendência muito positiva. Apesar do tempo e da qualidade ainda variarem, a qualidade é muito melhor do que costumava ser, pelo menos nos tempos do primeiro PlayStation e muito mais jogos são localizados hoje em dia do que na década passada. Bandai Namco, Koei Tecmo, Sega, Idea Factory e muitas outras estão mais abertas a tentar a sua sorte no oeste com títulos que seriam considerados de nicho antes, inclusive graças à crescente base de fãs instalada no PlayStation 4 e aos menores custos determinados pela distribuição digital.
Nós também temos muita variedade entre Action JRPGs – como Final Fantasy XV – e até gemas 2,5D que remetem ao passado glorioso – como I Am Setsuna. Final Fantasy XV também representa uma experiência com gráficos de ponta, mas aqueles que amam o estilo anime ainda têm muito para desfrutar.
Enquanto o gênero ainda depende muito de franquias estabelecidas, também temos novidades, como Black Rose Valkyrie e God Wars. O PlayStation 4 é um baú do tesouro cheio de subgêneros, cenários e estilos narrativos, demonstrando que os desenvolvedores japoneses definitivamente ainda têm muita criatividade pra compartilhar com o mundo.
Curiosamente, novos estúdios que não são conhecidos pelo JRPG também estão se juntando à briga, com o PlatinumGames e seus NieR: Automata como um excelente exemplo.
Em um mundo dominado pelas influências ocidentais, este ressurgimento dos JRPGs também traz uma ingestão muito necessária de diversidade cultural, que é algo que os jogos e o entretenimento em geral realmente precisam hoje em dia.
                                   dragon-quest-heroes
Pessoalmente, eu não poderia estar mais feliz. Há muito mais vindo do que eu posso me dar ao luxo de alocar no meu tempo livre, mas esta é definitivamente uma boa hora pra tirar o atraso.
Parece que a era do PS1 voltou. Foi uma época em que quase nenhum dia passava sem notícias sobre um próximo JRPG e as prateleiras estavam cheias de capas coloridas retratando personagens de anime em aventuras, romances, dramas e incontáveis horas de entretenimento.
Agora só falta um renascimento da franquia Lunar. Ou Grandia. Ou Chrono. Ou The Legend of Dragoon…

Nenhum comentário:

Postar um comentário