A feira do Livro de Porto Alegre chega este ano a sua 60ª edição. Um dos maiores eventos literários da América Latina acontece de 31 de outubro a 16 de novembro.
Nascido em Cachoeira do Sul, o jornalista, escritor e fotógrafo, veio para Porto Alegre em 1975, para entrar na faculdade de jornalismo e, desde então, não compareceu apenas a uma edição do evento, devido a uma viagem, a qual realizou para escrever um livro. O escritor já foi patrono de outras 20 feiras do livro no interior do Estado. Mas, para ele, a edição da Capital é especial. “Eu efetivamente participo da Feira, venho todos os dias, é um prazer encontrar conhecidos, pessoas queridas”.
Airton Ortiz já publicou 16 livros, sendo 10 de reportagem, 3 de crônicas, 2 romances e 1 de fotografia. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, onde é ao mesmo tempo repórter e protagonista da reportagem, já ganhou diversos prêmios tanto jornalísticos quanto literários. Já foi patrono de 20 feiras do livro no Rio Grande do Sul e nove vezes indicado ao título de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Além disso, no próximo carnaval será tema-enredo da Escola de Samba Aldeanos, de Cachoeira do Sul, onde também já foi patrono da feira do livro. Na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, Airton Ortiz lançará o seu 17º livro, Paris, uma coletânea de crônicas sobre a temporada em que morou na capital da França. A obra sairá pela Benvira, o selo de literatura brasileira do Grupo Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário