radio verdade

radio verdade

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nico Fagundes, falecido baluarte da música gaúcha, homenageado por Gabriel Pensador.





As homenagens ao tradicionalista Nico Fagundes não ficaram restritas ao Rio Grande do Sul. O rapper Gabriel O Pensador publicou um vídeo (veja acima) em seu perfil no Facebook lembrando a perda do cantor, compositor, folclorista e apresentador gaúcho, que morreu na noite de quarta-feira (24) em Porto Alegre, aos 80 anos.
A relação do músico nascido no Rio de Janeiro com o Rio Grande do Sul vem de família. O pai é porto-alegrense e o avô nasceu em Alegrete, na Fronteira Oeste, terra natal de Nico Fagundes.



Tradicionalista Nico Fagundes morreu nesta
quarta-feira aos 80 anos

“Hoje o meu avô, Acélio Contino, nascido no Alegrete, está mais feliz lá no céu, porque recebeu a companhia do Nico Fagundes, que descansou depois de uma vida dedicada à poesia, à música, à história da tradição gaúcha. Deixou aí um legado com sua família que sempre trabalhou e vai continuar trabalhando em defesa da música gaúcha, da música brasileira. E nós, de todos os estilos musicais, de todos os estados do Brasil, fazemos uma homenagem ao Nico e mandamos uma energia positiva de paz para toda a família Fagundes”, disse Gabriel no vídeo.


Antes de declamar os versos de “Canto Alegretense”, clássico da música regional gaúcha composta pelos irmãos Nico e Bagre Fagundes, Gabriel lembrou de quando visitou o Alegrete pela primeira vez, para acompanhar o funeral do avô. Na ocasião, ele também cantou a canção, destacou.


O corpo de Nico Fagundes foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira (25) no Cemitério João XXIII, na capital. Durante todo o dia, ele foi velado no Palácio Piratini, sede do governo do estado. O ato fúnebre contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e fãs.


Ele foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura gaúcha. Suas letras e canções já foram gravadas por dezenas de músicos. Ele eternizou clássicos da música regional como "Canto Alegretense" e "Origens", entre outras, e influenciou uma geração de artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário