radio verdade

radio verdade

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Três cantores e compositores comemoram os seus 70 e poucos anos: Ivan Lins, Caetano e Chico.


Ivan Lins





Mais um grande compositor da música popular brasileira completou 70 anos esbanjando energia. Dessa vez, é Ivan Lins, que completou sete décadas de vida na terça-feira (16). Vencedor de três estatuetas do Grammy Latino, o artista é dos nomes brasileiros de maior reconhecimento internacional, especialmente pela sofisticação de arranjos que sempre soube dar às composições.

Mesmo que seja amado por músicos de jazz em diversos países, o artista também pode ser considerado um nome bastante popular no Brasil. Afinal, canções como “Depende de Nós”, “Vitoriosa” e “Começar de Novo” são bastante conhecidas do grande público – especialmente porque muitas delas foram trilhas sonoras de novelas.

Novidades

Recentemente, o artista lançou pela Sony Music o álbum “América, Brasil”, em que o artista grava composições pouco conhecidas ou que haviam sido registradas por outros cantores – algumas eram, até então, inéditas em sua voz. O álbum celebra, mais uma vez, as quatro décadas de parceria de Ivan com o letrista Vitor Martins, responsável pelos versos de vários sucessos. 





O artista está sempre envolvido em muitos projetos e já tem planos para 2016, quando deseja desenvolver um balé a partir da música “Joana dos Barcos”. Até mesmo um projeto de fados com jovens artistas de Portugal estão entre seus planos.

Caetano Veloso















“Deixa eu cantar, que é pro mundo ficar Odara, pra ficar tudo joia rara…”. Lá em 1977, Caetano Veloso já cantava a bola. Odara, segundo o dicionário, é um adjetivo que qualifica atributos positivos: belo, bom, excelente… E também uma das músicas mais famosas de Caetano, o aniversariante desta sexta-feira, que chega aos 73 anos com muitos momentos “odara”

Caetano Veloso nasceu no dia 7 de agosto de 1942 em Santo Amaro da Purificação (BA), tem uma carreira cheia de nuances, mudanças e renovações e é um dos músicos mais influentes da música brasileira, oriundo de uma família generosa musicalmente: Maria Bethânia é sua irmã.


Chico Buarque de Holanda

///





Viva! Hoje é dia de Chico! E ele vai passar seu aniversário de 71 anos em Paris, onde está desde o mês passado cuidando das revisões das traduções do livro dele “O Irmão Alemão” para outras línguas.Para quem não sabe, Chico tem um apartamento na ilha de Saint-Louis, e costuma passar algumas temporadas do ano por lá, para se refugiar e produzir melhor.



Entre seus passeios prediletos em Paris, estão: andar de bicicleta até a outra ponta da cidade e curtir um fim de noite na Bastilha, ou no Quai Saint-Bernard, com as pessoas dançando à beira do rio.



5 momentos em que Chico Buarque brilhou na internet

1) Chico brilhou ao enfrentar com sinceridade a sua caixa de e-mails: “Ninguém escreveu pra mim”. :(

2) Chico brilhou ao dar conselhos com bom humor (muito bom humor, mesmo) para quem já sofreu com algum hater na internet.

3) Chico brilhou ao disponibilizar o acesso à diversas obras e documentos de seu acervo pessoal por meio do Instituto Tom Jobim.

O material completo conta com 7.916 letras e partituras, 26.152 textos, 1.044 imagens e por volta de 600 arquivos de vídeo e áudio, incluindo parte da discografia do artista. Clique na imagem abaixo para conferir.

http://www.jobim.org/chico/

4) Chico brilhou ao ler trechos de seu quinto romance, “O Irmão Alemão”, que combina relatos autobiográficos e fictícios acerca da existência de um irmão alemão (que ele descobriu depois de adulto), filho de Sergio Buarque de Holanda.

5) Chico brilhou em uma recente entrevista ao jornal El País, se fazendo de desentendido quando o assunto abordado foi o fascínio dos brasileiros por seus olhos azuis.

El País: Como se vive sabendo que é o homem mais desejado do país?


Chico: Isso já faz muito tempo.
El País: E continuam dizendo.

Chico Buarque: Não sei nada sobre isso. Sou tímido, um cidadão sério, um homem de família. Inventam histórias, criam lendas que não têm muito a ver com a realidade. Não sou o sedutor que comentam.

Esperamos que Chico Buarque continue brilhando e nos presenteando por muito tempo com suas lindas canções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário