radio verdade

radio verdade

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Zé Rodrix, um "mestre Jonas" na "casa no campo".






Nascido na cidade de Rio de Janeiro em 25 de novembro de 1947. Foi um compositor, multiinstrumentista, cantor, publicitário e escritor maçônico brasileiro.




Feliz daquele que desfrutou sua arte e mais ainda aqueles que tiveram a enorme felicidade de conviver com ele neste mundo terreno.




Quando jovem estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967, ao vencer o III festival da TV Record daquele ano, acompanhando Marilia Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo defendendo a música "Ponteio".





Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luís Alves e Laudir de Oliveira, tocando ao vivo com Milton Nascimento e participado do LP de estreia da banda.


Desligando-se da banda em 1971, venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção "Casa no campo",





uma de suas composições mais famosas, que se tornaria um grande sucesso na voz de Elis Regina, e cujo trecho da letra batizou o estilo de música conhecido como Rock Rural, com influências regionalistas, tropicalistas, folk, country e rock, tocada pelo trio do qual faria parte logo em seguida, com Sá & Guarabira.





A letra da música Uma "Casa no Campo" foi feita num ônibus entre Brasilia e Goiania, e foi músicada assim que chegaram no hotel.
Nessa época, compôs músicas como "Mestre Jonas", "O Pó da Estrada" "Os Anos 60", "Pendurado no Vapor" e "Primeira Canção da Estrada" sempre com seus parceiros Sá amp; Guarabira.
Mestre Jonas- foi das canções com inspiração n Bíblia ressaltando o lado Jonas moderno que todos nós possuímos.




Soy Latino Americano- Uma “guajira” cubana tipica (
três acordes que vão e vem ) e uma intenção crítica. Revelar os defeitos de carater do brasileiro da época. Estranhamente, todos os consideram qualidades, e este
foi o motivo do sucesso da música.
A identidade entre o personagem e quem se encontrou
retratado por ele.Em 1994 foi contemplado com o
prêmio Kikito, no Festival de Cinema de Brasília, pela trilha sonora do filme "Batman e Robin"




Morreu, na noite da quinta-feira em São Paulo,
Zé Rodrix estava em casa, com a família, quando passou mal. Ele foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. O artista tinha 61 anos e, segundo a mulher, estava muito bem de saúde. O velório aconteceu em São Paulo, na GLESP (Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário