radio verdade

radio verdade

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bob Dylan ganha Prêmio Nobel de Literatura


Bob Dylan se apresenta no Teatro Wiltern em Los Angeles de 2004
















Por mais de seis décadas, ele manteve-se uma força mítica na música, sua voz grave e letras poéticas refletindo sobre a guerra, desgosto, traição, morte e infidelidade moral em canções que trouxeram beleza para maiores tragédias da vida.

Mas o lugar de Bob Dylan como uma das maiores figuras artísticas do mundo foi elevada ainda na quinta-feira, quando ele foi nomeado o vencedor surpresa do Prêmio Nobel de Literatura "por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição canção americana".

Após o anúncio, o secretário permanente da Academia Sueca, Sara Danius, disse que "não foi uma decisão difícil" e que esperava que a academia não seria criticado por sua escolha.



'torres Dylan mais de todos "- Salman Rushdie, Kate Tempest e muito mais prestar homenagem a Bob Dylan


"Esperávamos que a notícia seria recebido com alegria, mas nunca se sabe", disse ela, comparando as canções do compositor norte-americano para as obras de Homero e Safo.

"Nós realmente estamos dando a Bob Dylan como um grande poeta - que é a razão pela qual concedeu-lhe o prêmio. Ele é um grande poeta na grande tradição Inglês, que se estende desde Milton e Blake em diante. E ele é um tradicionalista muito interessante, de uma forma muito original. Não apenas a tradição escrita, mas também a oral; não apenas alta literatura, mas também de baixo literatura. "

Embora Dylan é considerado por muitos como um músico, não um escritor, Danius disse que o alcance artística de suas letras e poesia não poderia ser colocado em uma única caixa. "Eu vim a perceber que nós ainda ler Homero e Safo da Grécia antiga, e eles estavam escrevendo 2.500 anos atrás", disse ela. "Eles foram feitos para ser realizado, muitas vezes em conjunto com instrumentos, mas eles sobreviveram, e sobreviveu incrivelmente bem, na página do livro. Nós desfrutar de [sua] poesia, e eu acho que Bob Dylan merece ser lido como um poeta. "




Nascido Robert Allen Zimmerman, em Duluth, Minnesota, em 1941, Dylan ganhou sua primeira guitarra com a idade de 14 e realizado em bandas de rock na escola. Ele adotou o nome de Dylan, depois de o poeta Dylan Thomas, e, atraídos para a música de Woody Guthrie, começou a executar a música folk.

Ele se mudou para Nova York em 1961, e começou a se apresentar em clubes e cafés de Greenwich Village. Seu primeiro álbum, Bob Dylan, foi lançado em 1962, e ele seguiu-se com uma série de álbuns agora considerado como obras-primas, incluindo Blonde on Blonde em 1966, e Blood on the Tracks, em 1975.

Ele é considerado como uma das figuras mais influentes na cultura popular contemporânea, embora sua música sempre se mostrou divisiva. Falando no ano passado, Dylan disse: "Os críticos foram me dando um tempo difícil desde o primeiro dia."

Sua própria resposta a receber o prêmio é desconhecida. Ele raramente dá entrevistas, e tem um relacionamento conturbado com a fama ligado a suas décadas de popularidade. No entanto, ele já percorreu quase sem parar desde 1988 e na semana passada ele jogou no inaugural festival Desert viagem na Califórnia, ao lado de outros gigantes da década de 1960, os Rolling Stones, The Who, Paul McCartney e Neil Young.

Entre as comunidades musicais, literárias e até mesmo acadêmicos, figuras respeitadas expressaram a sua satisfação com o Prêmio Nobel de Dylan. O autor Salman Rushdie disse ao Guardian que estava muito contente com a vitória de Dylan e disse suas letras tinha sido "uma inspiração para mim toda a minha vida desde que eu ouvi pela primeira vez um álbum de Dylan na escola".


"As fronteiras da literatura manter a aumentar, e é emocionante que o prêmio Nobel reconhece isso", disse Rushdie. "Eu pretendo passar o dia jogando Mr Tambourine Man, Amor Minus Zero / No Limit, Like a Rolling Stone, Idiot vento, Curinga, Tangled Up in Blue e é Gonna Fall de um Hard Rain".

Músico Jarvis Cocker disse Dylan foi uma "excelente escolha" e destacou a faixa 1963 não pense duas vezes, está tudo bem como um favorito pessoal. "É uma música ótima break-up: ele está fazendo pouco caso, mas uma ou duas pequenas escavações mostram que ele é realmente um pouco chateado", disse Cocker. "Eu acho que senso de humor de Dylan é muitas vezes esquecido."

Prof Seamus Perry, presidente da faculdade de Inglês da Universidade de Oxford, em comparação talento de Dylan ao do poeta Alfred Lord Tennyson, chamando o compositor "representativa e ainda inteiramente indivíduo, humano, irritado, engraçado e macio por sua vez; realmente, totalmente a si mesmo, um dos grandes nomes ".

O antigo poeta laureado Andrew Motion disse que o prêmio era "um reconhecimento maravilhoso do gênio de Dylan. Para 50 e alguns anos Armou, coaxed, brincou e convenceu palavras em formas líricas e narrativas que são ao mesmo tempo extraordinário e inevitável ".

Autor Joyce Carol Oates disse que deveria haver nenhuma dúvida sobre o trabalho de Dylan sendo considerado literatura, louvando a "escolha inspirada e original" da academia.

"Sua música assombrando e letras sempre pareceram, no sentido mais profundo, literária", disse ela.

O escritor Will Self, no entanto, pediu que Dylan a seguir o exemplo do filósofo francês Jean Paul Sartre e vire para baixo o prêmio.

"Minha única ressalva sobre o prêmio é que barateia Dylan para ser associado a todos com um prémio assenta numa explosivos e armamentos fortuna, e mais frequentemente atribuído a um Buggins quem é a vez de um artista criativo de classe mundial," Self disse . "Realmente, é um pouco como quando Sartre foi premiado com o Nobel - ele era essencialmente um filósofo, e teve o nous para recusá-la. Esperemos que Bob vai seguir o seu exemplo. "

Nem todo mundo ficou muito feliz com o anúncio, no entanto. Irvine Welsh, autor de Trainspotting, disse que, embora ele era um fã Dylan "este é um prêmio a nostalgia mal concebida arrancou das próstatas rançosas do senis, hippies Gibbering".

O romancista Hari Kunzru foi igualmente cético. "Este parece ser o lamest vitória Nobel, uma vez que deu a Obama por não ser Bush", disse ele.



O vencedor do prêmio é escolhido pelos 18 membros da academia, que olham para "a pessoa que deve ter produzido no campo da literatura o mais impressionante trabalho em uma direção ideal", de acordo com a vontade de Alfred Nobel.

O prêmio foi prevista para ser anunciada na semana passada, na mesma semana em que as medalhas de ciência, eo atraso levou a especulações de que o painel não poderiam concordar com um vencedor - embora este foi rejeitado por Danius.

Danius aconselhou aqueles não familiarizados com o trabalho de Dylan começar com o 1966 álbum Blonde on Blonde. "É um extraordinário exemplo da sua forma brilhante de rimas, reunindo refrões, e sua forma pictórica de pensar", disse ela. Quando era jovem, Danius admitiu, ela "não era realmente" um fã Dylan, preferindo as obras de David Bowie. "Talvez seja uma questão de geração - hoje eu sou um amante de Bob Dylan," disse ela.

Grandes escritores que se acredita ter sido na corrida para o prêmio incluíram o queniano Ngugi wa Thiong'o, o americano Don DeLillo e autor japonês Haruki Murakami. Na Ladbrokes, onde o cantor estava em 16/1 a partir de 50/1, quando apostas foi suspenso, o porta-voz Alex Donohue disse que "muita gente zombou quando suas chances veio em 10/1 de 100/1 em 2011. Parece que há era algo soprando no vento, afinal. "


Dylan é o primeiro americano a ganhar o prêmio Nobel de literatura desde Toni Morrison, em 1993. Seu triunfo seguintes observações em 2008 de Horace Engdahl , o então secretário permanente do prêmio do júri do Nobel, que "os EUA é muito isolado, muito insular. Eles não traduzem o suficiente e realmente não participar no grande diálogo da literatura ... que a ignorância é restringindo. "

Um júri agora liderada pelo sucessor de Engdahl tem, obviamente, mudou seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário