O Galo da Madrugada 2016 acontece 06 de fevereiro e já confirmou o homenageado do desfile de carnaval.
O presidente da agremiação Rômulo Meneses, informou que o tema deste ano será “Galo, Frevo e Manguebeat” e tem como homenageado Chico Science que foi líder da banda Nação Zumbi .
Ainda de acordo com Rômulo Meneses, “os esboços dos carros alegóricos começam a ser feito este mês”. Chico completaria 50 anos de idade em 2016.
O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de Carnaval do Mundo. Seu desfile acontece sempre no primeiro sábado de Carnaval. Não é necessário comprar camisa ou ter qualquer custo para participar.
Os foliões costumam chegar ao Galo da Madrugada logo pela manhã às 7h. O bloco sai oficialmente entre 9:30 e 10 horas. O trajeto se inicia no Forte das Cinco pontas. Os trios elétricos tocam até cerca de 18 horas e após este horário muitos preferem sair direto para o Carnaval no Marco Zero (Recife Antigo) acompanhar outros shows
Programação do Galo da Madrugada 2016
A primeira atração confirmada no desfile é Ayrton Montarroyos, recifense, finalista do The Voice. A programação completa das atrações do Galo da Madrugada em 2016 ainda não foi divulgada.
Camarotes do Galo da Madrugada:
O Camarote Downtown, um dos mais elogiados e disputados do Galo da Madrugada, está com os últimos ingressos do primeiro lote disponíveis.
Camisas do Galo da Madrugada 2016
A camisa oficial do Galo da Madrugada 2016 estampa, em destaque, o homenageado do desfile: Chico Science.
Fazem parte da composição de sua arte elementos como o caranguejo, o mangue, a sombrinha de frevo e a alfaia.
As camisas do Galo da Madrugada 2016 podem ser adquiridas na sede do bloco (Rua da Concórdia, nº 984, bairro de São José) e custam 25 reais. Em janeiro, os supermercados Extra também passarão a verdes as camisas.
Conheça mais do Galo da Madrugada e sua história
O tradicional Galo da Madruga, bloco que invade as ruas do Recife durante o Carnaval e arrasta milhares de pessoas todos os anos, já foi considerado o maior bloco carnavalesco do mundo. O título foi dado oficialmente no ano de 1995 pelo Guinness Book.
A cada ano o número de foliões que participam da festa só cresce. De acordo com a organização do Galo da Madrugada, no ano de 2012 o público foi de mais de 2 milhões, já no ano de 2015 foram aproximadamente 2,5 milhões de foliões.
Realizado no bairro de São José, centro da capital pernambucana, o Galo foi criado em 1978, por Enéas Freire. Inicialmente, a pretensão era de que o bloco resgatasse o tradicional e espontâneo carnaval de rua, que naquela época, perdeu espaço para os clubes e passarelas.
Com o passar dos anos, o número passou de 75 para 350 foliões, e assim por diante. As orquestras de frevo chegaram a se apresentar livremente pelas ruas – como no carnaval de Olinda – porém, com o aumento significativo de pessoas no bloco, os organizadores recorreram aos trios elétricos, que circulam pelas ruas do Recife até os dias de hoje.
A folia no Galo da Madrugada começa sempre no sábado de carnaval, em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa ainda nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. A dispersão acontece na Rua do Sol, próximo à ponte Duarte Coelho, na qual fica montado o Galo da Madrugada – que possui 27 metros de altura.
A partir das 7 horas da manhã, os foliões já começam a chegar no centro do Recife para dar início à folia do carnaval. Em 2009, o bloco entrou no livro dos recordes, como o maior bloco carnavalesco de rua do mundo, ultrapassando a marca de duas milhões de pessoas. Com isso, o Galo tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, através de lei assinada pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos.
Confira no vídeo um pouco mais da história do Galo da Madrugada e sua proposta. As imagens são de Dani Moura do Canal Futura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário