radio verdade

radio verdade

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A história do "ROCK", no Brasil.





Rock Brasil – Anos 80
A era de ouro
O Rock Brasileiro dos anos 80 surgiu basicamente influenciado pelo Rock n’roll americano, e embalado pelos efervescentes anos 80, década na qual o cenário político brasileiro passava por importantes mudanças. Mas por quê?O que acontecia nos anos 80 para que esses fossem o estopim deste estilo musical rebelde, com letras que não tinham medo de expressar os anseios e sentimentos desta nova geração?
Contexto Político:
Nos anos 80, o fim da ditadura militar (e, consequentemente, o fim da censura), o atentado do Riocentro (1981), o movimento de democratização das “Diretas Já”, que clamava por eleições diretas à presidência, a eleição de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito através do colégio eleitoral e sua morte, em 85, a criação da nova Constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país. O Rock Brasileiro ,estourou no país e trouxe à tona uma juventude que tinha sido reprimida pela ditadura militar(que comandava o Brasil desde 64).Era hora de reaprender o que era “liberdade de expressão”.Nesse contexto é que surgem os roqueiros brasileiros da década de 80:inspirados nos americanos,esses músicos exprimiram em suas canções, as opiniões, os sentimentos e anseios de sua geração.
O Rock:
O Rock foi o estilo musical que surgiu nesse contexto político e embalado pelo Rock n’Roll americano,além de também ter algumas influências do Soul,do New Wave e outros.Nessa, a princípio,brincadeira de dizer o que bem entendia,o Rock teve principalmente duas vertentes:de um lado,bandas que faziam um rock mais político,inspiradas principalmente no Punk-Rock inglês;enquanto a outra vertente tinha um rock mais alegre,brincalhão e sem grandes preocupações políticas.

Trajetória:
O Rock percorreu um longo caminho antes de se consagrar como um clássico da música brasileira. Esse caminho começou bem no início da década de 80,quando Júlio Barrroso,ligado nas novidades da década,fundou a Gang 90 e as Absurdetes.A Gang estourou no Festival Shell de 81,com a música “Perdidos na Selva”.
Mas esta era apenas uma amostra do que estava por vir. Seguindo o mesmo caminho mostrado pela Gang, o integrante do grupo de teatro carioca Asdrúbal trouxe o Trombone Evandro Mesquita e o baterista Lobão tiveram a idéia de formar uma banda, a Blitz,nome baseado no fato dos mesmos serem constantemente parados pelas batidas policiais.A banda misturou o humor do Asdrúbal com um rock básico.Também faziam parte do grupo as vocalistas Márcia Bulcão e Fernanda Abreu.
Nesta época, um dos marcos do Rock aconteceu:foi fundado,em 82,o Circo Voador,importante espaço de shows na Praia do Arpoador.A própria Blitz,por exemplo,fez vários shows lá. Ainda em 82, várias bandas e artistas solo como Eduardo Dusek e seu disco “cantando no Banheiro”, ainda seguindo o estilo mais humorístico da Gang e da Blitz, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, cujo compositor era Léo Jaime, que escreveu o sucesso do primeiro disco, “Rock da Cachorra”; Lulu Santos, Barão  Vermelho (que não foi tão bem recebido na época), entre outras.
Foi também em 82 que outro marco do Rock carioca surgiu:a Rádio Fluminense,uma das maiores divulgadoras das bandas nacionais.Na época,ainda não existiam computadores nem coisas do gênero,então a principal forma de divulgação de músicas era por meio de rádios.
Algumas bandas que lançaram suas primeiras fitas na Fluminense foram os Paralamas do Sucesso, que fizeram relativo sucesso com o disco “Cinema Mudo”. Mas o grande sucesso desse ano foi um inglês chamado Ritchie, com o sucesso “Menina Veneno”, que vendeu mais de 800 mil cópias, levando-o a gravar um disco, “Vôo de Coração”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias,batendo o número de vendas de Roberto Carlos,que era o grande recordista de vendas da gravadora.
O Rock estava ficando cada vez mais popular,ganhando respeito e se espalhando pelo resto do Brasil.Foi nessa época que surgiram os Titãs,que até hoje são literalmente titãs do rock brasileiro.Outra banda paulista surgida nessa onda foi o Ultraje a Rigor,cujas músicas irreverentes foram um grande sucesso.
Mas o maior marco da história do Rock foi,sem dúvida,em 1985:a primeira edição do Rock in Rio.Com gigantes do rock como Queen,Iron Maiden,Ozzy Osbourne,AC/DC,entre muitos outros,a rapaziada do Rock teve a chance de aprender muito.Além disso,o Brasil passou a ser oficialmente um centro do Rock,com grandes bandas incluindo o país na sua rotina de shows.
Ainda nessa época, estourou o RPM,com shows de produção nunca vista antes no Brasil.Porém,a popularidade deles caiu devido ao uso abusivo de drogas.
Até agora, falamos muito de uma das vertentes do Rock,aquela mais alegre,com letras mais brincalhonas e sem grande preocupação política.Agora é hora de falarmos da outra vertente,com suas letras rebeldes e de cunho político.
Foi em 1º de Janeiro de 85 que um disco que marcaria a história do Rock foi lançado:o primeiro disco da Legião Urbana,que mostrava ao país a poesia musical de Renato Russo,com letras que exibiam os medos,anseios e reivindicações da nova geração.
Conhecidos principalmente pela música “Química” (já gravada pelos Paralamas em seu primeiro álbum), as músicas da Legião eram rock n’roll à flor da pele, com grandes influências do Punk Rock. A partir daí várias outras bandas influenciadas pelo Punk Rock foram surgindo e o Rock se firmou de vez como um nome da música Brasileira.
Porém, o sucesso imenso do Rock também levou ao seu fim na década.Muitas bandas,iludidas com o sucesso,acabaram se desfazendo.Além disso,a morte de gênios como Cazuza e Raul Seixas,o começo da Era Collor e a volta do pagode e a chegada do Sertanejo como gêneros de peso acabaram levando o Rock a seu fim.

Músicos e Músicas:

Blitz:


A Blitz foi a grande precursora da vertente mais alegre do Rock,e um imenso sucesso de vendas.Foi o primeiro grande estouro da década de 80 e,apesar de ter durado apenas quatro anos(82~86) e tendo apenas três discos,ela mudou o cenário da música brasileira,abrindo os caminhos para aqueles que queriam fazer uma música mais alegre e descontraída.
Entre seus maiores sucessos estão “Você não soube me amar”, “Betty Frígida”, “A dois passos do paraíso” , “Mais uma de amor(geme geme)”,entre outras.

Titãs:

Os Titãs foram uma das primeiras bandas de São Paulo a surgirem no contexto do Rock:composta por oito integrantes e seguindo uma estética mais new-wave,os Titãs fizeram grande sucesso no cenário do Rock.Além disso,foram uma das raras bandas que começaram com suas letras mais leves e depois adaptaram-se a segunda vertente e letras mais politizadas.
Alguns de seus sucessos foram “Sonífera Ilha” (de sua vertente mais leve), “Polícia” (já da vertente mais politizada), “Homem Primata”, “Família”, “O quê”, entre muitas outras.

Barão Vermelho:

O Barão foi uma banda da década de 80 que tinha como vocalista um dos maiores letristas da geração, Cazuza, responsável por grande parte dos maiores sucessos da banda. Seu maior parceiro foi o guitarrista Frejat. Cazuza descobre ter AIDS em 87, mas não se entrega e permanece ativo na música até morrer. A maneira como este resistiu ajudou a quebrar um pouco o preconceito contra os portadores do HIV.
Entre os maiores sucessos estão “Todo amor que houver nessa vida”, “Pro dia nascer feliz”, “Bete Balanço”, “Declare Guerra”, entre várias outras.

Legiao Urbana

Em meados de 1980, Renato Russo fez parte de uma banda chamada Aborto Elétrico. Com o fim
da mesma, Renato passou um tempo fazendo carreira solo. Porém, ele julgava que formar uma
banda era importante, e assim partiu para formar a Legião.
Claramente adepta da vertente mais “revoltosa”, as letras de Renato são lotadas de críticas e
reivindicações. Essa característica tornou a banda uma das importantes no cenário do Rock
Brasileiro. A banda acabou em 96, quando Renato morreu de AIDS.
“Que País é esse”, “Geração Coca-Cola”, “Faroeste Caboclo”, “Soldados” e muitas outras integram a lista de sucessos da Legião.

Características Musicais:
O Rock foi marcado principalmente pela diversidade.Algumas bandas seguiram uma linha mais rock blues,como o Barão Vermelho;outras,em letras bem humoradas como a Blitz e o Ultraje a Rigor,e outras que faziam um som mais cru,como Camisa de Vênus.
Algumas bandas apostaram em um rock misturado com ska, como os Paralamas do Sucesso. A década de 80 trouxe ainda um lado mais punk para o rock, com bandas como Ira! e Ratos de Porão.Não podemos esquecer também da vertente do Trash Metal,como Sepultura.
As bandas dessa época eram quase sempre formadas por guitarrista, baixista, baterista e vocalista. Entretanto, em alguns trabalhos, utilizavam instrumentos de sopro, teclados e percussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário