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sábado, 2 de abril de 2016

Asterix e o Domínio dos Deuses. Lançamento : 07 abril 2016






Lançamento : 07 abril 2016

Sinopse e detalhes

Livre 
O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

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    Ler as histórias de Asterix – e todos seus derivados, como filmes live action e de animação – é a chance não apenas de se divertir, mas também de conhecer um pouquinho mais da história da civilização. Afinal de contas, os personagens criados pela dupla Albert Uderzo e René Goscinny são reflexo direto do imperialismo econômico e cultural dos Estados Unidos perante o mundo, travestido através do conflito existente entre o Império Romano e a aldeia dos irredutíveis gauleses – leia-se alter ego da França. A luta pela liberdade é também um grito desesperado pela manutenção de seus ideais e crenças, sejam eles quais forem, perante um oponente bem mais poderoso e influente. Se em grande parte das histórias publicadas já é possível notar este subtexto, em Asterix e o Domínio dos Deuses ele fica ainda mais incisivo do que o habitual – e é este um dos motivos que o tornam tão saboroso.Asterix e o Domínio dos Deuses - FotoTudo porque, desta vez, o imperador Júlio César decide usar a seu favor um plano ardiloso e ambicioso envolvendo as tentações do capitalismo. Ou seja, ao invés de usar a força bruta para invadir o local e expulsar os gauleses – o que sempre dá errado, graças à famosa poção mágica do druida Panoramix -, o plano desta vez é construir ao lado da aldeia um condomínio luxuoso, com todo o requinte da vida moderna nos anos 50 A.C. É a deixa perfeita para que Uderzo e Goscinny liberem com habilidade diversas cutucadas envolvendo ambição, qualidade de vida, exploração e especulação imobiliária.

    Um exemplo é o modo como são tratados os escravos, que, por mais que consigam a alforria graças aos trabalhos executados na construção do Domínio dos Deuses, permanecem presos devido às amarras invisíveis causadas pelas minúcias do capitalismo. O mesmo vale para o mercado de peixe que surge na aldeia gaulesa, graças à presença cada vez maior de “turistas” romanos. Em decorrência da maior demanda, e da percepção de que os preços cobrados são menores que os de Roma, nasce uma crescente – e típica – concorrência entre os gauleses movida unicamente pela ambição.

    Toda esta abordagem dá à história um tom mais profundo que o habitual, o que não significa que o longa perca em agilidade e comédia. As habituais brigas entre os habitantes da aldeia e o lado infantilizado de Obelix são bem explorados, assim como os vários encontros – ou seriam confrontos? – entre gauleses e romanos, tudo isto em uma animação computadorizada de qualidade. Bastante envolvente, Asterix e o Domínio dos Deuses é um belo exemplo de que é possível fazer uma animação inteligente e divertida que, ainda por cima, seja bastante fiel ao espírito do material original. Uderzo, Goscinny e o público agradecem.

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