radio verdade

radio verdade

sábado, 22 de outubro de 2016

Bienal do Livro de Brasília começou ontem.


Resultado de imagem para Bienal do Livro de Brasília 2016
      Adélia Prado (Foto: Walter Craveiro)A poetisa Adélia Prado, homenageada da Bienal do Livro de Brasília




Evento até dia 30 no Mané Garrincha tem Greenwald e Fernando Morais.

Programação tem debates,lançamentos, palestras, seminários e shows.

O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, recebe até o próximo dia 30 a “III Bienal Brasil do livro e da leitura”. Considerado o maior evento literário da região central do Brasil, o evento recebe mais de 200 escritores e promove seminários, debates, lançamentos, palestras e shows musicais. A entrada é franca.
A edição também presta homenagem à poetisa mineira Adélia Prado, nesta sexta-feira (21), e ao cientista social português Boaventura de Sousa Santos, no dia 27. A abertura da bienal tem show especial do cantor, compositor e escritorArnaldo Antunes.
A direção geral do evento é de Nilson Rodrigues, com produção executiva de Eduardo Cabral. A bienal tem atividades com 120 escritores convidados. Há sessões de autógrafo, lançamentos de livros, contação de histórias, apresentações teatrais e shows musicais também de Chico César, Zizi Possi e de artistas do Distrito Federal (veja programação completa abaixo).
Um dos espetáculos cênicos presentes na programação é a peça “O delírio do verbo”, inspirado em poemas de Manoel de Barros, com participação especial do ator Jonas Bloch. A curadoria da bienal é dos escritores Hamilton Pereira, José Rezende e Nicolas Behr, da tradutora Lídia Luther e de Nilson Rodrigues.
O cientista social Boaventura Sousa Santos, homenageado da Bienal do Livro de Brasília (Foto: Gustavo Lopes Pereira/Divulgação)O cientista social Boaventura Sousa Santos, homenageado da Bienal do Livro de Brasília 










Entre os autores brasileiros estão Marcelino Freire, Fernando Bonassi, Mário Prata, João Gilberto Noll, Daniela Arbex, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Fernando Morais, Amara Moira, Conceição Evaristo e outros 34 escritores nacionais. Também há nomes da capital federal.
O “time” internacional tem o norte-americano Glenn Greenwald, a cubana Teresa Cárdenas, os mexicanos Guadalupe Nettel e Jorge Volpi, o inglês Theodore Dalrymple (pseudônimo do psiquiatra e escritor Anthony Daniels), o argentino Martin Caparrós, os franceses Dominique Cardon, Jean-Yves Loude e Léonora Miano, a australiana Kathryn Bonella, a portuguesa Raquel Varela e o equatoriano Alberto Acosta.
O artista multimídia Arnaldo Antunes, que se apresenta neste domingo (18) no estacionamento do Museu dos Correios de Brasília (Foto: Marcia Xavier/Divulgação)O cantor e escritor Arnaldo Antunes
(Foto: Marcia Xavier/Divulgação)
Durante a programação, serão debatidas algumas das questões mais latentes do debate contemporâneo. O deslocamento de populações e a tragédia dos refugiados, intolerância, afetividade, gênero, meio ambiente, vida urbana, as tecnologias digitais e outros temas estão em pauta nas atividades da bienal.
Homenageados
O pensador português Boaventura de Sousa Santos, considerado uma referência mundial em ciência social, é o homenageado internacional da bienal. Ele é um dos incentivadores e um dos maiores responsáveis pela criação do Fórum Social Mundial.
A cerimônia preparada para o cientista político acontece na próxima quinta-feira (27), às 20h. Boaventura também lança o livro “As bifurcações da ordem: revolução, cidade, campo e indignação”, terceiro volume da “Coleção Sociologia Crítica do Direito”.
Boaventura defende a ideia de que os movimentos sociais e cívicos fortes são essenciais ao controle democrático da sociedade e ao estabelecimento de formas de democracia participativa.
Glenn Greenwald fala na conferência TED, nesta terça-feira (7) , em Copacabana, no Rio (Foto: James Duncan Davidson/TED)O jornalista e escritor Glenn Greenwald, que participa da Bienal do Livro de Brasília (Foto: James Duncan Davidson/TED)
O cientista social viveu no Brasil, tendo colhido material para a tese de mestrado dele em favelas do Rio de Janeiro. O pensador visita frequentemente Porto Alegre, para estudar o orçamento participativo. Ele é um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e tem atuação também em Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia.
Do Brasil, a homenageada é a poetisa, professora, filósofa e contista Adélia Prado. A solenidade acontece às 20h desta sexta, quando ela ministra palestra. Aos 81 anos, a artista continua a viver em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, onde nasceu.
Márcia Tiburi na Pré-Flica deste sábado (9), em Salvador (Foto: Egi Santana/ Divulgação)A escritora Márcia Tiburi, que lança livro na Bienal 
de Brasília 
Com uma poesia que fala do “detalhe ínfimo, dos pequenos gestos, dos mínimos (e dos grandes) desejos inconfessos, dos sentimentos repetitivos, de cotidianos simples”, ela dá voz a uma metafísica do universo doméstico, valorizando a mulher e a fé católica.
“Descobri que a experiência poética é sempre religiosa, quer nasça do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre você ou de observar formigas trabalhando”, afirma.
Os primeiros versos de Adélia vieram aos 15 anos, depois que ela perdeu a mãe. Professora por 24 anos, ela deixou o magistério em segundo plano quando se descobriu escritora.

Foi em 1973, aos 38 anos, que ela decidiu enviar seus textos ao poeta e crítico literário Affonso Romano de Sant’Anna, que os mostrou a Carlos Drummond de Andrade. O aval do artista abriu os caminhos para o lançamento de “Bagagem”, primeiro livro, lançado em 1975.
O músico Chico César se apresenta no Sesc Campinas com músicas do álbum Estado de Poesia (Foto: Luiz Garrido)
O músico e escritor Chico César


 













O coração disparado” chegou às livrarias em 1978 e recebeu o Prêmio Jabuti. A estreia na prosa aconteceu dois anos anos, com “Soltem os cachorros”. Em sua trajetória, ela tem obras lançadas em poesia, prosa, antologias, adaptações para o balé e para o teatro, traduzidas para o inglês, espanhol e italiano.
O monólogo “Dona doida” é considerado o maior sucesso teatral, interpretado por Fernanda Montenegro, em 1987. Adélia também fez “Dona da casa”, uma adaptação de José Rubens Siqueira, em 2000, para “Manuscritos de Felipa”, que havia sido lançado em 1999.
Artistas participam do lançamento da terceira edição da Bienal do Livro (Foto: Tony Winston/Agência Brasília.)Secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, durante lançamento da "III Bienal do Livro de Brasília"
Bienal
O evento que colocou o Centro-Oeste no mapa dos grandes encontros literários estreou em 2012. Nas duas primeiras edições, áreas cobertas e climatizadas especialmente montadas na Esplanada dos Ministérios abrigaram as instações.
Cerca de 300 mil visitantes passaram em cada edição. Foram 70 mil alunos da rede pública de ensino. As vendas de 785 mil livros nas duas edições totalizaram R$ 16 milhões.
cartilha sobre cinquentinhas desenhada por ziraldo (Foto: Thays Estarque/ G1)O cartunista e escritor 
Em 2012, a organização homenageou o primeiro autor africano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, o nigeriano Wole Soyinka, e o brasileiro Ziraldo. Na segunda edição, o uruguaio Eduardo Galeano e o mestre pernambucano Ariano Suassuna receberam o tributo.
Mais de de 300 escritores, brasileiros e estrangeiros, de mais de 60 países, participaram das bienais em 2012 e 2014, em debates, seminários e sessões de autógrafos. Entre as atrações, estiveram o poeta argentino Juan Gelman, a escritora norte-americana Alice Walker, o moçambicano Mia Couto, o chileno Antonio Skármeta, o cubano Leonardo Padura e o paquistanês Tariq Ali.

Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Data: de 21 a 30 de outubro
Local: Estádio Mané Garricha, em Brasília
Entrada franca

Programação
21 de Outubro
9h -Auditório Nelson Rodrigues - Abertura oficial do espaço bienal
9h às 22h - Espaço Bienal
Exposição - "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
Exposição - "Literanua"
9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
14h - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
15h
Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
15h30 - Arena Jovem Cecília Meireles – Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF


20h - Auditório Nelson Rodrigues - HOMENAGEM NACIONAL - Adélia Prado (MG) - Cerimônia e Palestra
21:00 - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - SARAU POÉTICO
22h - Palco Torquato Neto - Show l Arnaldo Antunes
22 de Outubro
9h às 22h - Espaço Bienal
Exposição - "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
Exposição - "Literanua"
9h30 - Auditório Nelson Rodrigues - "O Papel das Livrarias como mediadoras do livro e da leitura". Com Bernardo Gurbanov (SP). Mediação: Íris Borges (DF)
Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
11h - Auditório Nelson Rodrigues - lançamento do livro "Guerra dos Lugares: A Colonização da terra e da Moradia na Era das Finanças", de Raquel Rolnik (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
11h30 - Café Literário lançamento do livro "40 dias", de Maria Valéria Rezende (PB). Sessão de autógrafos após o debate.
14h - Café Literário - Teatro para crianças DF.
14h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião – Tema: "Fronteiras políticas, econômicas e desigualdades no mundo globalizado". Com Martín Caparrós (Argentina). Sessão de autógrafos após o debate.
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF.
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF.
15h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário amor, afetividade e individualidade nos tempos modernos. Tema: "Tudo ao mesmo tempo agora: a vida afetiva nas redes sociais". Com Viviane Mosé (ES). Sessão de autógrafos após o debate.
16h - Café Literário - lançamento do livro "O que aprendi sendo xingado na internet", de Leonardo Sakamoto (SP). Mediação: Nilson Rodrigues (DF). Sessão de autógrafos após o debate.
16h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - "Crônica: ontem, hoje e amanhã". Com Mario Prata (MG) e Antonio Prata (SP). Mediação: Nicolas Behr. Sessão de autógrafos após o debate.
17h30 - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "Cultura, etnia e religião: Intolerância e conflitos políticos no mundo contemporâneo". Com Renato Janine Ribeiro (SP). Mediação: Hamilton Pereira (DF). Sessão de autógrafos após o debate.
18h - Banca 308 - lançamento do livro "A Sombra Daquela Garota", de Rafael L. Ferrari (DF)
18h30 - Café Literário - lançamento do livro "Os afetos", de Rodrigo Hasbún (BOLÍVIA). Sessão de autógrafos após o debate.
20h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "Cultura, etnia e religião: Intolerância e conflitos políticos no mundo contemporâneo". Com Leandro Karnal (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
20h30 - Café Literário - "Como conversar com um fascista" Com Márcia Tiburi (RJ).  Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - Lançamento do livro "Fratura Exposta", de Vitor Coelho Camargo de Melo (DF)
21h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético
22h - Palco Torquato Neto - Show Noite Brasília. 

23 de Outubro
9h às 22h - Espaço Bienal - Exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
Espaço Bienal - Exposição "Literanua"
9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
11h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "Cultura, etnia e religião: Intolerância e conflitos políticos no mundo contemporâneo". Com Leonardo Sakamoto (SP) e Rodrigo Hasbún (BOLÍVIA). Sessão de autógrafos após o debate
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - "Literatura e teledramaturgia: semelhanças e diferenças entre a escrita para os livros e para as telas". Com Antonio Prata (SP) e Chico Mattoso (SP). Mediação: José Rezende Jr. Sessão de autógrafos após o debate.
11h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos. Tema: "Liberdade, solidão e indiferença nas grandes cidades". Com Marcelino Freire (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
14h – Arena Infantil Monteiro Lobato - lançamento do livro infantil "O agente laranja e a maçã do amor", de Chico César (PB). Sessão de autógrafos após o debate.
Arena Jovem Cecília Meireles - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "Cultura, etnia e religião: Intolerância e conflitos políticos no mundo contemporâneo". Com Bernardo Kucinski (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
15h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos - "Grandes metrópoles: exaustão humana e degradação do meio ambiente" - Raquel Rolnik (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
15h30 - Café Literário - lançamento do livro "A fome", de Martin Caparrós (Argentina). Sessão de autógrafos após o debate.
16h30 - Os independentes na Bienal - Palco Leminski - lançamento do livro infantil “Kikio” e Show de Geraldo Espíndola (MS). Após a apresentação haverá sessão de autógrafos
17h - Auditório Nelson Rodrigues - "Como ler para crianças", com Ziraldo (RJ). Sessão de autógrafos após a apresentação.
Arena Jovem Cecília Meireles - "Deslocamentos forçados na África de ontem e hoje: como resgatar a criatividade e a autoestima de um continente no mundo globalizado", com Léonora Miano (França). Sessão de autógrafos após o debate.
17h30 - Café Literário - "Nada será como antes" Biografia de Elis Regina, com Julio Maria (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
18h - Banca 308 - lançamento do livro "A Menina tagarela", de Giulieny Matos (DF).

18h30 - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário amor, afetividade e individualidade nos tempos modernos. Tema: "O amor em tempos de intolerância e individualismo", com Guadalupe Nettel (México). Sessão de autógrafos após o debate.
19h - Arena Infantil Monteiro Lobato - Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos. Tema: "A sociedade do descarte e a tragédia urbana", com João Gilberto Noll (SP), Sessão de autógrafos após o debate.
20h00 - Café Literário - "A mulher e a conquista da escrita no Brasil", com Margarida Patriota (DF)
20h30 - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "A destruição do Estado de bem-estar social na Europa, o aumento da desigualdade no mundo e o elemento China", com Raquel Varela (Portugal). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro "Joaquim 1954", de Vicente de Paulo Siqueira (DF)
21h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético
22h - Palco Torquato Neto - Show Chico César

24 de Outubro

9h às 22h - Espaço Bienal - Exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
Exposição "Literanua"
9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
14h - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato – Teatro para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
15h - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

16h30 - Banca 308 - lançamento do livro “Arame Farpado”, de Lisa Alves (DF).
18h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - "Euclides da Cunha e os sertões: Uma visão crítica", de Walnice Nogueira Galvão (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro "Minha Cidade", de Ana Neila Torquato de Arimatéa Ferreira (DF)
19h - Café Literário - "O mercosul e o cenário geopolítico mundial", com Samuel Pinheiro Guimarães (DF). Sessão de autógrafos após o debate.
20h - Auditório Nelson Rodrigues Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos. Tema: "Liberdade, solidão e indiferença nas grandes cidades", com Alberto Acosta (Equador) e Fernando Bonassi (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
20h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Seminário amor, afetividade e individualidade nos tempos modernos. Tema: "O amor em tempos de intolerância e individualismo", com Elisa Lucinda (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro "Terminal", de Romulo Neves (DF)
21h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético

25 de Outubro
9h às 22h – Espaço Bienal - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
14h - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
15h - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF            
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
18h30 - Café Literário - "1915: A história dos sertanejos cearenses no ano da seca", com Cicinato Ferreira Neto (CE). Sessão de autógrafos após o debate.
19h - Arena Jovem Cecília Meireles - "A imprensa brasileira e os grandes temas nacionais", com Paulo Moreira Leite (SP), Venício Lima (DF) e Tereza Cruvinel (DF). Sessão de autógrafos após o debate.
19h30 - Arena Infantil Monteiro Lobato - teatro "O delírio do verbo", com Jonas Bloch (RJ)
Banca 308 - lançamento do livro "Uma Luz na História", de Nina Tubino (DF)
20h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário amor, afetividade e individualidade nos tempos modernos. Tema: "O amor em tempos de intolerância e individualismo", com Teresa Cárdenas (Cuba). Sessão de autógrafos após o debate.
20h30 - Café Literário - "Um país chamado favela", com Renato Meirelles (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro - "Zelumen", de Renato Fino (DF)
21h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético

Dia 26 de outubro
9h às 22h - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
14h - Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para Crianças DF
15h - Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

18h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - "Caminhos da democracia brasileira", com Mario Sérgio Conti (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
Café Literário - "Experiência de difusão do livro e estimulo à leitura no DF". Exibição do documentário Cemitério dos livros vivos, de Natalia Lázaro. Logo após, debate com Luiz Amorim - Biblioteca T-Bone (DF), Lucília Garcez (DF), Cida Caldas (DF), e Maria José (da Secretaria de Cultura do GDF). Mediação: Ivana Santana (DF).
Banca 308 - lançamento do livro "O Mundo sem Anéis-100 dias em Bicicleta", de Mariana Carparezzi (DF).
19h - Arena Infantil Monteiro Lobato - "Teerã, Ramalá e Doha- Memórias da política externa ativa e altiva", com Celso Amorim (RJ).  Sessão de autógrafos após o debate.

20h - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário novas tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana. Tema: "O mundo virtual e seu significado na história da humanidade", com Dominique Cardon (FRANÇA).  Sessão de autógrafos após o debate.
Café Literário - "100 Melhores Filmes Brasileiros", com Paulo Henrique Silva, da ABRACINE (MG) e outros. Sessão de autógrafos após o debate.
20h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Seminário novas tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana. Tema: "Informação, ética e comportamento nas redes sociais", com Tico Santa Cruz (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro "Allegro Ma Non Troppo", de Paulliny Tort  (DF).
21h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético

Dia 27 de Outubro

9h às 22h - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF
14h - Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
15h - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

18h - Palco Leminski - Os independentes na Bienal - lançamento do livro "Cantos de Terra", de Emanuel Marinho (MS). Sessão de autógrafos após o debate.
18h30 - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos. Tema: "A sociedade do descarte e a tragédia urbana", de Johan Van Lengen (Holanda). Sessão de autógrafos após o debate.
Café Literário - “Adeus controle remoto", de Maurício Stycer (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro “Arame Farpado”, de Lisa Alves (DF)
19h - Arena Jovem Cecília Meireles - Seminário novas tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana. Tema: "O declínio das mídias tradicionais e novos espaços de informação e comunicação", com Paulo Henrique Amorim (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
20h - Café Literário - "Shakespeare: 400 anos de som e fúria", com Teo Silva (DF)
20h30 - Banca 308 - lançamento do livro "O Povo da Lua", de Renato Carlos Alves Costa (DF)
21h - Auditório Nelson Rodrigues - homenagem internacional e palestra ''Os Movimentos forçados de populações e os desafios à Democracia'', com Boaventura de Sousa Santos (Portugal)
Dia 28 de Outubro

9h às 22h - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de Estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de Estórias para jovens DF
14h - Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para crianças DF
15h - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de Estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - “A mesclagem de culturas como agente transformador do espaço urbano”, com Jean-Yves Loude (França).  Sessão de autógrafos após o debate.

16h30 - Arena Infantil Monteiro Lobato - "Cervantes 400 anos", com Jorge Volpi (México). Sessão de autógrafos após o debate.
18h30 - Auditório Nelson Rodrigues - Seminário novas tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana. Tema: "Vozes dissonantes: liberdade e autoritarismo na internet", com Theodore Dalrymple (Inglaterra). Sessão de autógrafos após o debate.
Banca 308 - lançamento do livro "Depois das Cinzas", de Alex Almeida (DF)

19h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - lançamento do livro "O livro do Amor", de  Regina Navarro Lins (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
20h - Arena Infantil Monteiro Lobato - "História da gente brasileira", com Mary Del Priore (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
20h30 - Auditório Nelson Rodrigues Seminário novas tecnologias e os efeitos na cultura, economia e vida cotidiana. Tema: "Estado, democracia e controle da informação", com Glenn Greenwald (EUA). Mediação: Tereza Cruvinel (DF). Sessão de autógrafos após o debate.

Banca 308 - lançamento do livro "Uma Gota de sangue", de Débora Paraíso (DF)

21h - Café Literário - "E se eu fosse puta", com Amara Moira (SP) Sessão de autógrafos após o debate.
Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético
22h - Palco Torquato Neto - Show Zizi Possi

Dia 29 de Outubro

9h às 22h - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

9h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
10h - Auditório Machado de Assis (Piso 1) - “80 anos do Serviço Social no Brasil: História, resistências e desafios”. Serviço Social no Brasil: história de resistências e de rupturas com o conservadorismo. Com Maria Carmelita Yazbek (SP) e Ivanete Boschetti (DF).
10h30 - Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
11h - Auditório Manoel de Barros (Piso 2) - lançamento do livro "Luís Carlos Prestes: Um comunista brasileiro", de Anita Leocádia Prestes (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
11h30 - Auditório Machado de Assis (Piso 1) - “80 anos do Serviço Social no Brasil: História , resistências e desafios”. Proteção Social e financiamento das políticas sociais no capitalismo. Com Camila Potyara Pereira (DF) e Evilásio Salvador (DF)
Auditório Clarice Lispector (Piso 1) - lançamento do livro "Encontros", de Ailton Krenak (MG). Sessão de autógrafos após o debate.
14h - Auditório Manoel de Barros (Piso 2) - lançamento do livro “Pepitas Brasileiras”, de Jean-Yves Loude (França). Sessão de autógrafos. Após o debate.
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças
15h - Auditório Clarice Lispector (Piso 1) - "Nevando em Bali", com Kathryn Bonella  (Austrália) e Luiz Fernando Emediato (SP). Sessão de autógrafos após o debate.
16h - Auditório Machado de Assis (Piso 1) - lançamento do livro "Memorial da fraude", de Jorge Volpi (México).  Sessão de autógrafos após o debate.
16h - Auditório Manoel de Barros (Piso 2) - Seminário vida urbana - novos espaços, novos caminhos. Tema: "A reinvenção das periferias: a percepção dos direitos e a luta pela cidadania", com Djamila Ribeiro (SP) e Conceição Evaristo (RJ). Sessão de autógrafos após o debate.
18h - Auditório Clarice Lispector (Piso 1) - "Holocausto brasileiro", com Daniela Arbex (MG). Sessão de autógrafos após o debate.

Auditório Manoel de Barros (Piso 2) - Seminário deslocamentos humanos: geopolítica, cultura, etnia, economia e religião. Tema: "Identidade, território e afirmação das nações indígenas latino- americanas", com Ailton Krenak (MG) e Vincent Carelli (PE). Sessão de autógrafos após o debate.

18h30 - Banca 308 - lançamento do livro "Crônicas e Outros Escritos", de Luiz Phillippe Peres Torelly (DF)
19h - Auditório Machado de Assis (Piso 1) - lançamento dos livros ''A difícil democracia – Reinventar a esquerda” e “As bifurcações da ordem: revolução, cidade, campo e indignação”, de  Boaventura de Sousa Santos (Portugal). Sessão de autógrafos após o debate.
19h30 - Auditório Manoel de Barros (Piso 2) - "O amor, futuro que se anuncia", com Regina Navarro Lins (RJ)

20h30 - Banca 308 - lançamento do livro "Um Balão na Europa", de Cristovam Cardoso Naud (DF)
Palco Leminski - Os independentes na Bienal - sarau poético


Dia 30 de Outubro

9h às 22h - exposição "Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna"
exposição "Literanua"

09h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Teatro para Jovens DF

10h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

14h - Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Teatro para crianças DF
Café Literário - Teatro para crianças DF
15h - Arena Jovem Cecília Meireles - Contação de estórias para jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

15h30 - Arena Jovem Cecília Meireles - Teatro para Jovens DF
Arena Infantil Monteiro Lobato - Contação de estórias para crianças DF
Café Literário - Contação de estórias para jovens DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário