radio verdade

radio verdade

terça-feira, 4 de junho de 2013

Roda de Samba da Pedra do Sal RJ

Roda de Samba da Pedra do Sal

  

Toda segunda-feira o espaço revive momentos do passado, quando, entre rodas de escravos, o samba nascia aos pés da Pedra do Sal.
Atualmente, o samba segue sendo “de raiz”. O repertório é formado apenas por clássicos e o grupo se apresenta sem microfones, dando a liberdade ao público de “puxar na cantoria” suas músicas preferidas.
Ingresso: GRATIS
Localizado na base do Morro da Conceição, a Pedra do Sal reúne música, agitação e muita alegria. O aconchegante canto vive em festa com suas animadas rodas de samba, que juntam gente de todas as idades e gostos.
Pedra do Sal é um monumento histórico e religioso localizado no bairro da Saúde, perto do Largo da Prainha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É onde se encontra a Comunidade Remanescentes de Quilombos da Pedra do Sal. Foi tombada em 20 de novembro de 1984 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
É um local de especial importância para a cultura negra carioca e para os amantes do samba e do choro. Pode ser considerada como o núcleo simbólico da região chamada de Pequena África, que era repleta de zungus, casas coletivas ocupadas por negros escravos e forros.
Na Pedra do Sal, que fica a 100 metros do Largo da Prainha, reuniam-se grandes sambistas do passado, como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.


Partindo de sua base, no Largo do João da Baiana e subindo por degraus escavados na pedra, pode-se subir para o Morro da Conceição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário