radio verdade

radio verdade

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Carnaval de Olinda, Recife, homenageará Alceu Valença,

Nove polos de animação e mais de 500 atrações vão levar milhares de pessoas às ladeiras de Olinda este ano. A prefeitura da cidade divulgou, na manhã desta terça-feira (2), a programação da festa, que vai homenagear o cantor e compositor Alceu Valença, com o tema "O Circo do Alceu Valença". O show de abertura é nesta quinta-feira (4), no Fortim do Queijo, e será comandado pelo artista.
Karina Buhr, Ayrton Montarroyos, Isaar,, Eddie, Som da Terra, Caiçara, Combo X (Gilmar Bola 8), Orquestra Contemporânea de Olinda, Maciel Salu, Spok Frevo Orquestra e Siba também se apresentam no Fortim do Queijo.
Além de Alceu Valença, são homenageados Pai Raminho de Oxóssi, o bloco Flor da Lira, o carnavalesco Carlos Ivan, o afoxé Alafin Oyó, as troças Cavalo Branco e A Zebra, Donna Dá, o maracatu Elefante, o carnavalesco Carlinhos do Afoxé e os blocos Cabeça de Galo e Eu Acho é Pouco.
Alceu compareceu à coletiva de imprensa realizada pela prefeitura de Olinda, na manhã desta terça-feira (2), vestido de cangaceiro. O motivo da fantasia é divulgar o filme "A Luneta do Tempo", escrito e dirigido por ele. O longa remonta o cenário do cangaço em paralelo à história do circo em Pernambuco. A estreia é dia 24 de março.
Cantor participou da coletiva de apresentação dos detalhes da festa (Foto: Danielle Carvalho/G1)



Os polos de animação terão apresentação de frevo, maracatu, samba e
 afoxé. A mudança este ano é na localização do Polo Coco, que será montado na praia, ao lado da agência dos Correios. Até ano passado, acontecia no bairro Amaro Branco. "Como o Coco é uma manifestação praieira, mudamos o polo para o Carmo, ao lado dos Correios, onde terá apresentação dos coquitas e cirandas", disse o secretário de cultura Lucilo Varejão.
Perspectiva da cenografia do Carnaval de Olinda 2016 (Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)Perspectiva da cenografia do Carnaval de Olinda 2016
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)
A cenografia de Olinda começa a ser montada na noite desta terça-feira (2). Os elementos circenses foram projetados pelas arquitetas Stela e Juliêta Mergulhão. "Todo ano deixamos para montar a cenografia do Carnaval faltando dois dias para a abertura. Isso porque já tivemos a experiência em outros anos de todo o cenário ser depredado pelos foliões, principalmente das duas virgens que temos antes do Carnaval", explicou o prefeito da cidade Renildo Calheiros.
A Prefeitura de Olinda pede aos comerciantes que não vendam bebidas em garrafas de vidro. "A comercialização destas bebidas continuam proibidas, pois pode ser usada como arma e causar acidentes", esclarece Renildo Calheiros. E ele faz um apelo aos foliões. "Não deixem vasilhames e recipientes expostos. Estamos trabalhando para combater o moquisto da dengue."
Saída de blocos
No Sábado de Zé Pereira, uma das novidades será o Bumba Meu Bowie, que terá concentração no pátio do Mosteiro de São Bento, ao meio dia. Entre as atrações do dia, também estão os blocos Samba Soul Delas, no Mosteiro de São Bento, às 10h; Panela de Pressão, na Rua do Bonfim, às 9h; Trinca de Ás, na Rua do Bonfim, às 11h30; Ceroula, no Clube Atlântico, às 16h; Hoje a Mangueira Entra, na Rua Cel. Joaquim Cavalcanti, às 16h e Homem da Meia Noite, no Largo do Bonsucesso.
Domingo, no Alto da Sé, os super-heróis têm encontro marcado no bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça às 9h, e o Mucha Lucha monta o ringue no pátio da academia Santa Gertrudes, das 8h às 13h. O bloco I Love Cafuçú, sai às 10h, no mesmo local. Samba também é a pedida do domingo com o Patusco, na Rua do Amparo, às 10h e D´Breck, Rua do Bonfim, às 10h. Às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe. Já às 19h, o Bloco Flor da Lira se concentra na Rua 15 de Novembro.
Segunda-feira pela manhã, a folia é para os pequenos. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 9h na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e Patusquinho na Rua do Amparo no mesmo horário. Também acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9h com saída às 10h do Alto da Sé em direção ao Palácio dos Governadores. O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10h com maracatus rurais de todo o Estado. Toda Forma de Amor, na Rua 15 de Novembro, às 11h; Pitombeira, na Praça 12 de Março, às 16h e Minha Cobra, no Largo do Bonsucesso, às 11h, são alguns destaques do dia.
A Terça-Feira Gorda começa no Largo do Guadalupe com o maracatu Piaba de Ouro e a saída dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda do artista Sílvio Botelho. O dia segue movimentado com o Patusco, no Amparo, às 9h; Conxitas, nos Quatro cantos, às 10h; Rebylleurias, na Rua do Bonfim, às 11h30; Eu Acho é Pouco, na Praia dos Milagres, às 17h e o Maracatu Nação Pernambuco, na Avenida Liberdade, às 21h. Os tradicionais blocos Elefante e Pitombeira também desfilam na terça-feira.
Na Quarta-Feira de Cinzas, o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís começa às 5h , no Alto da Sé. Às 07h30, é a vez do  Bacalhau do Batata, também no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o Encontro de Bois da Boa Hora, onde os bois receberão uma linda homenagem de Dona Dá, que será um troféu criado pela artista e design Joana Lira.
Confira as atrações do palco principal, no Fortim do Queijo:
Quinta-feira, 4 de fevereiro - a partir das 19h
Combo X
Alceu Valença
Orquestra Contemporânea de Olinda
Sexta-feira, 5 de fevereiro - a partir das 15h
Pablo Mesquita
Maciel Salu
Sérgio Andrade
Patrícia Cruz
Tito Lívio
Geraldo Cardoso
Cylene Araújo
Beto Bandolim
Sábado, 6 de fevereiro - a partir das 15h
Família Salustiano
Ayrton Montarroyos
Zé Cafofinho
Spok
Siba
Edilza Aires
Rogério Rangel
Circo Vivant
Domingo, 7 de fevereiro - a partir das 15h
Bonsucesso Samba Clube
Quinteto Violado
Antúlio Madureira
Almério
Vitor Camaroti
Eddie
Caiçara
Sasquatman
Segunda, 8 de fevereiro - a partir das 15h
Ganga Barreto
Isaar
Banda Rhudia
Ska Maria Pastora
Som da Terra
Maestro Duda
Karina Buhr
Angélica Cris
Terça-feira, 9 de fevereiro - a partir das 15h
Don Tronxo
Emília Monteiro
Sambê
Silvério
Zuza Miranda
Café Preto
Paulo Perdigão
Quarteto Olinda
Paulo Pecado

Nenhum comentário:

Postar um comentário