radio verdade

radio verdade

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Carnaval de Recife e Olinda é tudo de bom !


O Carnaval do Recife, que começa nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 1º de março (Quarta-feira de Cinzas), vai contar com 47 pontos de shows, com 34 polos descentralizados. A programação completa engloba atrações pernambucanas e nacionais, com blocos de rua, shows e agremiações.

A programação no Marco Zero, principal polo de Carnaval do Recife, conta com diversas atrações, com destaque para: Alceu Valença, Elba Ramalho, Jota Quest, Titãs, Jorge Aragão, Vanessa da Mata e Lenine. Pernambuco aposta em um carnaval democrático e plural.

                             Resultado de imagem para marco zero ,carnaval recife 2017

Além do Marco Zero, há programação em outros polos na cidade, com destaque para Mundo Livre S/A, no Alto José do Pinho; Marcelo Jeceni, na Praça do Arsenal; Fulô de Mandacaru, no Ibura de Baixo; e Gaby Amarantos, na Lagoa do Araçá.

Os dois maiores Blocos Carnavalescos do mundo, o Galo da Madrugada e O Homem da Meia Noite, traz uma novidade de integrar os dois maiores carnavais do estado. O Galo irá desfilar na abertura da festa de Olinda, no dia 23 de fevereiro. Já o Homem da Meia Noite, vai desfilar no Recife Antigo, no dia 24 de fevereiro, durante a abertura do carnaval do Recife. A festa promete ser para lá de animada, com muita magia e tradição.



Programação Polo Marco Zero – Carnaval Recife 2017

O Carnaval no Recife Antigo é frequentado por milhões de pessoas, sendo a preferência do público, principalmente a noite para curtir a programação de Carnaval no Marco Zero.


SEXTA-FEIRA | 24 de fevereiro
19h00 – Homenagem a Nana Vasconcelos
20h30 – Tribo Indígena Carijós do Recife
21h00 – Almir Rouche + Convidados
23h00 – Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos
00h00 – Marrom Brasileiro e Nonô Germano

SÁBADO | 25 de fevereiro
20h00 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo
21h20 – Coral Edgard Moraes e Nena Queiroga
22h40 – Vanessa da Mata
23h59 – Lenine
01h20 – Gaby Amarantos

DOMINGO | 26 de fevereiro
16h00 – Antúlio Madureira e Cia Forrobodó
20h00 – Maestro Duda
21h20 – Karynna Spinnelli e Maestro Forró e Orquestra Pop. da Bomba do Hemetério
22h40 – Andreia Luiza, Belo Xis, Gerlane Lops, Luisa Pérola, Patusco e Ramos Silva
00h10 – Jorge Aragão
01h30 – Leci Brandão

SEGUNDA-FEIRA | 27 de fevereiro
21h00 – Gustavo Travassos
22h20 – Orquesta Contemporânea de Olinda
23h40 – Titãs
01h00 – Jota Quest


20h00 – André Rio e Luciano Magno
21h20 – Geraldo Azevedo
22h40 – Alceu Valença
00h00 – Elba Ramalho
02h30 – Orquestrão




A histórica cidade de Olinda abre oficialmente, nesta quinta-feira (23), um dos maiores carnavais de rua do Brasil: o pernambucano. E o carnaval local já começa com uma novidade: pela primeira vez se juntam, em um mesmo cortejo, blocos tradicionais olindenses - como Vassourinhas, Homem da Meia-Noite, Lenhadores, Escola de Samba Preto Velho e Piaba de Ouro - e uma representação do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do Recife. O desfile sai do Largo do Amparo, a partir das 16h, e termina na sede da prefeitura, onde Alceu Valença encerra com um show às 22h30.

A prefeitura de Olinda - cidade que é patrimônio histórico e cultural da humanidade - divulgou a programação completa da festa na segunda-feira (20). Ao longo dos dias de folia, as ruas do centro histórico ficam lotadas de gente de todas as idades. E blocos grandes e pequenos, com estandartes coloridos, saem de vários pontos da cidade, desde as primeiras horas da manhã até o fim da tarde.

No sábado (25), à meia-noite, o bloco Homem da Meia-Noite começa o seu desfile. Esse deve ser o dia menos movimentado em Olinda, porque muita gente vai acompanhar o desfile do Galo da Madrugada, no Recife. E o domingo (26) é o dia em que serão exibidas as fantasias mais caprichadas no bloco Enquanto Isso, na Sala da Justiça. Na terça-feira (28), ocorre o famoso o encontro de bonecos gigantes de Olinda, que reunirá 80 deles numa concentração no Largo do Guadalupe.

Para quem realmente gosta de carnaval, a programação continua até domingo (5 de março) à tarde. Na quarta-feira de cinzas (1º ), por exemplo, saem blocos desde as 6h da manhã, como o Mungunzá de Zuza Miranda e Thaís. Os trabalhadores do período festivo se reúnem nesse dia, para também ter seu momento de brincadeira. O Case, bloco que sai do Varadouro às 16h, é o espaço dos músicos. Um encontro de bois também anima Olinda na Rua da Boa Hora, e o pessoal a favor da legalização da maconha desfila no Segura a Coisa que Eu Chego Já, no Amparo, à meia-noite.

Polos carnavalescos

São dez os pontos oficiais do carnaval de Olinda este ano: Polo Bajado, localizado na Vila Olímpica de Rio Doce; Polo Erasto Vasconcelos, no Sítio de Seu Reis; Polo Luiz Adolpho, no Fortim; Polo Lula Gonzaga, no Largo do Guadalupe; Polo Maestro Duda de Olinda, na Praça 12 de Março; Polo Mestre Luiz de França, no Varadouro, que reúne maracatus; Polo Selma do Coco, no Carmo; Polo Auristela Freire, em Salgadinho; Polo Saudando o Homem da Meia-Noite, no Bonsucesso; e o Polo Infantil Palhaço Chocolate, na Praça da Preguiça. Comunidades de Xambá, Rio Doce e Passarinho também montam seus polos com o apoio da prefeitura.

As atrações musicais dos polos carnavalescos são, em sua maioria, pernambucanas. Além de Alceu Valença, se apresentam bandas como Ave Sangria e Eddie, no polo Erasto Vasconcelos, e Quinteto Violado e Silvério Pessoa, no polo Luiz Adolpho. Os ritmos folclóricos também estão presentes na programação. O polo de Varadouro é voltado a maracatus, enquanto o do Carmo reúne os grupos e mestres de coco. afoxés, caboclinhos e frevo.

Luiz Adolpho Botelho e Erasto Vasconcelos são os homenageados do Carnaval de Olinda – Créditos: Portal Cultura PE e Annaclarice Almeida/DP



Adolpho Botelho foi escolhido para ser o homenageado de Olinda. Créditos: Divulgação.

A população pode escolher entre 11 candidatos, todos com identidade cultural ligada ao carnaval, estavam na disputa a decoradora Auristela Freire, a coquista Ana Lúcia do Coco, o instrumentista Erasto Vasconcelos, a coquista Glorinha do Coco, o cantor e compositor Luciano Padilha, o carnavalesco e presidente do Homem da Meia-noite Luiz Adolpho Botelho, o maestro Oseias, o carnavalesco Malu, o Barão dos Caetés, o porta-estandarte Pedro Sapateiro e o carnavalesco Zé da Macuca. A votação começou na última terça-feira (10) e, seguiu até o domingo (15).


Erasto Vasconcelos é um dos homenageados de Olinda. Créditos: Divulgação.
E para esse Carnaval 2017, o escolhido foi o músico Erasto Vasconcelos, irmão de Naná Vasconcelos, e o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho Botelho. Os dois tem forte ligação com a cultura pernambucana, especialmente o Carnaval de Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário