radio verdade

radio verdade

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Carnaval de Porto Alegre 2017 e sua história




Carnaval Porto Alegre. Foto: Luiz Fernando Reis

Carnaval de Porto Alegre 2017 já anunciou as primeiras novidades e o calendário da festa já foi divulgado.
programação carnavalesca de Porto Alegre divide-se em duas vertentes principais, as apresentações das escolas de samba e os blocos de rua.
Uma das novidades na programação do ano que vem é a alteração na data das festividades. Inicialmente, os desfiles estavam marcados para acontecer nos dias de carnaval, 25 a 28 de fevereiro. Porém, o desfile da Folia de Momo em Porto Alegre 2017 foi adiado para os dias 10, 11 e 12 de março.
O desfile do grupo Prata será no dia 10, e o grupo Ouro no dia 12 de março. De acordo com Rodrigo Costa, vice-presidente da Liespa – Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre -, a mudança já estava em discussão há cerca de alguns meses. O intuito na mudança é fazer depois das férias e feriados, para que as pessoas participem mais do evento. Ainda segundo o vice-presidente, o desfile do grupo Bronze também poderá sofrer alterações na data. As confirmações serão divulgadas nas próximas semanas.

rogramação Calendário Carnaval de Porto Alegre 2017

Confira a programação completa já anunciada com as datas dos desfiles, preparativos e ensaios do Carnaval do próximo ano:
02 de dezembro de 2016: Descida da Borges, em comemoração ao Dia do Samba
09 e 10 de dezembro de 2016:- Concurso Rainha
06 de janeiro de 2017: Abertura Oficial do Carnaval
A programação oficial será divulgada oficialmente em breve, devido a alteração das datas festivas.

História do Carnaval em Porto Alegre

A festa de massa em Porto Alegre iniciou-se com as classes mais pobres, as quais não podiam participar dos bailes de carnaval promovidos pela sociedade. Assim, essa grande população saia para comemorar nas ruas vestindo fantasias e a partir daí começam a surgir os chamados blocos de rua.
Outra característica típica do carnaval porto-alegrense eram as tribos carnavalescas, que representavam os índios da região.
Com o tempo, a festa de momo foi modificando-se na cidade e os desfiles de samba começaram a ganhar espaço ante as demais comemorações. Atualmente os desfiles no sambódromo Complexo Cultural do Porto Seco, contam com a participação de mais de 20 escolas, atraindo milhares de pessoas ao local para os dois dias de apresentação.
Além dos tradicionais desfiles no sambódromo, algumas escolas vão para as ruas relembrando as antigas festas realizadas nas avenidas. O encontro mais tradicional é a Descida da Borges, evento que reúne milhares de pessoas no Centro Histórico de Porto Alegre e onde escolas de samba apresentam-se antes dos desfiles oficiais.
Resultado de imagem para carnaval de porto alegre descida da borges
Outro grande evento envolvendo o samba era a Muamba, um dos símbolos do carnaval gaúcho que surgiu como uma maneira de arrecadar dinheiro para as festas e as fantasias usadas no período oficial de momo. A comemoração seguia o mesmo estilo da Descida, porém era realizada sempre no fim de semana anterior ao carnaval e corria no próprio sambódromo. A partir de 2016, essa festa será substituída por dois dias de ensaios técnicos, feitos pelas escolas durante a semana prévia do carnaval.
Resultado de imagem para carnaval de porto alegre muamba
Apesar da força do samba na região, a festa de rua ainda tem seu espaço e atrai muitos foliões. Alguns blocos conhecidos na cidade são: Carnavalesco Maria do Bairro, Do Jeito Que Tá Vai, Olha o Passarinho do Mário e Skafolia.
As tribos carnavalescas também continuam atuantes em Porto Alegre, porém diminuíram bastante, restando apenas duas entidades atualmente: os Comanches e os Guaianazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário