Todo super-herói precisa de um vilão cósmico e, no caso do Doutor Estranho, esse vilão é Dormammu. Aqueles que viram Benedict Cumberbatch lutando contra essa figura sombria e desprezível já estão cientes das profundezas de seu poder, mas aqueles que não leram a longa história de Stephen Strange nos quadrinhos não estão cientes de que a saga de Dormammu é muito longa. Aqui está uma repaginada de décadas e alguns fatos que você pode achar fascinante sobre esta figura impetuosa, mas esteja avisado, mortal: spoilers à frente
Durante a Era de Prata da Marvel, quando personagens clássicos como os Vingadores, o Quatro Fantásticos e os X-Men estavam sendo introduzidos, linguagem colorida e frases floridas eram abundantes nos diálogos. Isto incluía as páginas do Doutor Estranho, onde Stan Lee tinha feito referência a um desprezível déspota conhecido como Dormammu porque parecia legal, mas como ele explicou pra Mike Conroy no livro Comic Book Villains, isso não significava nada além do que a frase dizia. Os leitores começaram a se rebelar. “Parece que havia algo sobre esse nome louco, Dormammu, que estava mantendo os discípulos dedicados do Doutor acordados à noite tentando descobrir quem era Dormammu […] Eu sabia que estava muito encrencado. Eu tinha inventado o nome – agora eu tinha que inventar um personagem pro nome. Mas quem? Como? [Ditko] entregou o demônio DD… Uma visão totalmente diferente de qualquer vilão que eu já tinha visto em quadrinhos antes.”
Nos quadrinhos, Dormammu e Mordo estão ligados desde o início
Como de costume, o filme do Doutor Estranho e o Doutor Estranho em quadrinhos não se encaixam perfeitamente, e o mesmo pode ser dito de Mordo. Enquanto os dois magos aprendem suas habilidades de feitiçaria no mesmo lugar dos quadrinhos, Mordo estava trabalhando a serviço de Dormammu desde o início. Como tal, não se surpreenda se os dois se ligarem nos cinemas em algum momento.
Dormammu e Loki também têm uma história
Falando em alianças malignas, se você já viu o Doutor Estranho, então já viu a cena de créditos que sugere a participação de Benedict Cumberbatch em Thor: Ragnarok – o que faz uma grande sinergia, mas não se surpreenda se seus respectivos vilões unirem forças também. Durante a década de 70, um dos grandes encontros de heróis foi conhecido como “The Avengers / Defenders War”, em que duas das equipes de super-heróis mais proeminentes da Marvel foram enganadas e batalharam entre si. Os orquestradores desta escaramuça? Isso mesmo: Dormammu e Loki. Alguns anos depois, houve também uma história em que Dormammu lutou contra Odin em um jogo de xadrez cósmico com o destino do Universo em jogo, mas… Bem, vamos guardar essa história pra outra hora.
Dormammu é um membro de uma raça de seres de energia conhecida como Faltine
Obviamente, como um personagem que mal existia além de ser referenciado em algumas linhas de diálogo, a história de Dormammu exigiu um desdobramento. Isso não aconteceu da noite pro dia, mas finalmente foi revelado que ele é um membro de uma raça de seres energéticos conhecida como Faltine e que ele foi expulso do reino onde nasceu e se estabeleceu na Dimensão Negra… E ele não estava sozinho.
Dormammu tem uma irmã chamada Umar
A primeira coisa que você vai notar sobre a irmã de Dormammu é que ela tem uma aparência muito mais agradável do que seu irmão. Na verdade, ambos são seres energéticos e, quando Dormammu foi exilado, Umar também foi – mas Umar escolheu ou foi forçada a assumir forma humana, dependendo de qual história você leu. Em certo ponto, ela era amante do Barão Mordo e ela aparentemente compartilhou um momento especial com o Hulk, mas a dinâmica de Umar mais interessante nos quadrinhos é como sogra de Stephen Strange.
Dormammu tem uma sobrinha chamada Clea, mais conhecida como a Sra. Strange
Desde a primeira vez que Clea viu o Doutor Estranho, ela ficou fascinada por ele, ao ponto de trair seu tio pra ajudá-lo – então você só pode imaginar que o romance que evoluiu entre os dois foi ao estilo Romeu e Julieta, mas a um nível épico, com Dormammu e Umar fazendo tudo o que estava ao seu alcance pra castigar Clea. Apesar de tudo, o casal encontrou seu caminho numa relação adequada ao longo das décadas – por isso não se surpreenda se Clea aparecer na sequência de Doutor Estranho. O casamento pode levar algum tempo, mas pros fãs de longa data, é difícil imaginar Strange sem Clea em sua vida.
No filme, Dormammu é interpretado pelo próprio Benedict Cumberbatch
Esse detalhe tem sido reportado em larga escala, mas não custa repetir: Dormammu foi interpretado no filme por ninguém menos do que o próprio Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch. “Foi uma espécie de ideia minha”, disse Cumberbatch ao CinemaBlend. “Fui, ‘Olha, já que isso vai acontecer, em vez de ser um grande monstro fantasmagórico, e se for algum tipo de reflexão dele – e se for algo que ele está dando que está voltando pra ele de uma forma realmente horrível, seria divertido. E eu ficaria feliz em fazer a voz disso. E eles disseram: ‘Sério? Sim, tudo bem.’ Então eu fiz e funcionou, porque… Eu não sei, talvez não funcione! Não é imediatamente perceptível, mas muita da animação é como um reflexo de espelho, um reflexo espelhado e deformado dele, de Strange.”
Dormammu enfrentou os Guardiões da Galáxia no Século XXX
Os fãs de quadrinhos já sabem que a encarnação original dos Guardiões da Galáxia aconteceu no futuro e quando a super-equipe teve um reboot na década de 1990, eles enfrentaram Dormammu, que viajou pro futuro, possuiu o Dormammu do futuro, dobrou o seu poder e tentou derrotar os Guardiões, bem como a versão futura do Doutor Estranho, conhecido naquele momento como o Ancião. Heróis e vilões: suas histórias sempre chegam a um círculo completo eventualmente.
Fonte: http://www.looper.com/31172/untold-truth-dormammu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário