Leonard Cohen, o cantor extremamente influente e compositor cuja obra durou quase 50 anos, morreu com a idade de etiqueta de 82. Cohen, Sony Music Canada, confirmou sua morte na cantor página do Facebook .
"É com profundo pesar informamos que lendário poeta, compositor e artista, Leonard Cohen já passou", dizia a declaração. "Perdemos um dos visionários mais respeitados e prolíficos da música. Um memorial será realizada em Los Angeles em uma data posterior. A família pede privacidade durante seu tempo de luto." A causa da morte e data exata da morte não foi dada.
"Meu pai faleceu pacificamente em sua casa em Los Angeles com o conhecimento que ele havia terminado o que ele sentia era uma de suas maiores registros," filho de Cohen Adam escreveu em um comunicado à Rolling Stone . "Ele estava escrevendo até seus últimos momentos com a sua marca exclusiva de humor."
"Incomparável em sua criatividade, perspicácia e sinceridade incapacitante, Leonard Cohen era um verdadeiro visionário cuja voz fará muita falta", escreveu seu empresário Robert Kory em um comunicado. "Eu fui abençoado para chamá-lo um amigo, e para mim para servir a esse negrito espírito artístico em primeira mão, foi um privilégio e grande presente. Ele deixa para trás um legado de trabalho que vai trazer insight, inspiração e cura para as gerações vindouras."
Cohen era a eminência escuro entre um pequeno panteão dos cantores e compositores extremamente influentes a surgir nos anos sessenta e início dos anos setenta. Apenas Bob Dylan exerceu uma influência mais profunda sobre a sua geração, e talvez a única Paul Simon e colega canadense Joni Mitchell igualou-o como um poeta canção.
Voz de baixo do assombro de Cohen, os padrões de guitarra de nylon cordas e grego-refrão backing vocals em forma de canções evocativas que tratavam de amor e ódio, sexo e espiritualidade, guerra e paz, ecstasy e depressão. Ele também foi o artista raro de sua geração para desfrutar de sucesso artístico em seus anos oitenta, lançando seu álbum final, você quer mais escuro , no início deste ano.
"Eu nunca tive a sensação de que não era um fim", disse ele em 1992. "Que houve uma aposentadoria ou que havia um jackpot."
"Para muitos de nós, Leonard Cohen foi o maior compositor de todos eles", Nick Cave, que cobriu clássicos Cohen como "Avalanche", "eu sou seu homem" e "Suzanne", disse em um comunicado. "Totalmente único e impossível de imitar, não importa quão duro nós tentamos. Ele fará muita falta por tantas pessoas."
Leonard Norman Cohen nasceu em 21 de setembro de 1934, em Westmount, Quebec. Ele aprendeu a tocar guitarra como um adolescente e formou um grupo folclórico chamado de Buckskin Boys. Exposição precoce ao escritor espanhol Federico Garcia Lorca transformou-o em direção a poesia - enquanto um professor de guitarra flamenca convenceu a trocar as cordas de aço de nylon. Depois de se formar na Universidade McGill, Cohen se mudou para a ilha grega de Hydra, onde ele comprou uma casa por US $ 1.500, com a ajuda de um fundo modesto confiança estabelecida por seu pai, que morreu quando Leonard tinha nove anos. Enquanto vivia em Hydra, Cohen publicou a coleção de poesia Flores para Hitler (1964) e os romances O Jogo Favorito (1963) e Beautiful Losers (1966).
Frustrado por pobres vendas de livros, e cansado de trabalhar na indústria do vestuário de Montreal, Cohen visitou Nova York em 1966 para investigar cena folk-rock robusta da cidade. Ele conheceu cantor folk Judy Collins, que mais tarde naquele ano incluiu duas de suas canções, incluindo o sucesso precoce "Suzanne", em seu álbum In My Life . Seu meio New York incluiu Andy Warhol, o Velvet Underground, e, mais importante, a cantora alemã Nico assombração, cuja entrega desanimado ele pode ter emulado em seus requintados 1967 álbum Songs of Leonard Cohen .
Cohen rapidamente se tornou compositor do compositor de escolha para artistas como Collins, James Taylor, Willie Nelson e muitos outros. Seus preto-e-branco fotos de álbuns ofereceu uma imagem de apreensão para ir com seus austeros canções ainda encantadores. Seus dois próximos álbuns, Songs from a Room (1969) eCanções de Amor e Ódio (1971), beneficiou da produção não utilizada de Bob Johnston, juntamente com um grupo de músicos experientes que incluía Charlie Daniels.
Durante os anos setenta, Cohen estabelecido no primeiro dos muitos longos e intensos passeios ele iria reprisar até o final de sua carreira. "Uma das razões que eu estou em turnê é para conhecer pessoas", disse em 1971. "Eu considero isso um reconhecimento. Você sabe, eu me considero como em uma operação militar. Eu não me sinto como um cidadão . " Seu tempo em turnê inspirou o produtor de som ao vivo John Lissauer levado a sua obra-prima 1974, New Skin For The Old Ceremony . No entanto, ele arriscou uma catástrofe de produção com a contratação de parede-de-som maximalista Phil Spector para trabalhar em seu próximo álbum, Death of a Ladies Man .
O relacionamento de Cohen com Suzanne Elrod durante a maior parte dos anos setenta resultou em dois filhos, o fotógrafo Lorca Cohen e Adam Cohen, que lidera o grupo Milhões baixos. Cohen era bem conhecido por seus caminhos errantes, e seus relacionamentos mais estáveis foram com backing vocals Laura Branigan, Sharon Robinson, Anjani Thomas, e, mais notavelmente, Jennifer Warnes, que ele escreveu com e produzido (Warnes frequentemente realizada a música de Cohen). Depois de ceder em uma variedade de estilos internacionais sobre Canções recentes (1979), Cohen concedido crédito co-vocal completa Warnes em 1984 de várias posições .
Various Positions incluído "Hallelujah", uma meditação sre amor, sexo e música que se tornaria composição graças mais conhecidos de Cohen para incandescentes reinterpretação de Jeff Buckley de 1994. Sua grandeza não foi reconhecido pelo rótulo de Cohen, no entanto. A título de informando-o que a Columbia Records não iria lançar várias posições , chefe do selo Walter Yetnikoff teria dito Cohen, "Olha, Leonard;. Sabemos que você é ótimo, mas não sabemos se você é qualquer bom" Cohen regressa à etiqueta em 1988 com eu sou seu homem , um álbum de humor astuto e comentário social que lançou o estilo Sintetizadores-e-gravitas ele continuou em The Future (1992).
Em 1995, Cohen interrompido sua carreira, entrou no Mt. Baldy Zen Center fora de Los Angeles, se tornou um monge budista ordenado e assumiu o nome de Dharma Jikan ( "silêncio"). Seus deveres incluíam cozinhar para Kyozan Joshu Sasaki Roshi, o sacerdote, e de longa data Cohen mentor, que morreu em 2014 na idade de 104. Cohen quebrou seu silêncio musical em 2001 com dez novas canções , uma colaboração com Sharon Robinson, e Caro Heather (2004) , um projeto relativamente uplifting com atual namorada Anjani Thomas. Embora nunca tenha abandonado o judaísmo, o compositor sábado de observação atribuída budismo para reduzir os episódios depressivos que sempre atormentaram a ele.
O ato final da carreira de Cohen começou em 2005, quando Lorca Cohen começou a suspeitar empresário de longa data de seu pai, Kelley Lynch, de desvio de fundos da sua conta de aposentadoria.Na verdade, Lynch havia roubado Cohen de mais de US $ 5 milhões. Para recompor o fundo, Cohen realizou uma turnê épica mundo durante a qual ele iria realizar 387 espectáculos a partir de 2008 a 2013. Ele continuou a gravar assim, liberando Old Ideas (2012) e Problemas Popular , que atingiu lojas US um dia depois de seu octogésimo aniversário . "[Y] OU depender de uma certa resiliência que não é seu para comandar, mas que está presente", ele disse aquando do seu lançamento. "E se você pode sentir essa resistência ou sentir essa capacidade de continuar, isso significa muito mais nesta idade do que quando eu tinha 30 anos, quando eu o levei para concedido."
Quando o Grand Tour terminou em Dezembro de 2013, Cohen em grande parte desaparecido dos olhos do público. Em outubro de 2016, ele lançouYou Want It Darker , produzido por seu filho Adam. Problemas nas costas grave tornou difícil para Cohen a deixar a sua casa, então Adam colocado um microfone em sua mesa da sala de jantar e gravou-o em um laptop. O álbum foi recebido com elogios, apesar de um New Yorker artigo programado para sua liberação revelou que ele estava em muito más condições de saúde. "Estou pronto para morrer", disse ele. "Eu espero que não seja muito desconfortável. Isso é sobre ele para mim."
O cantor e compositor mais tarde esclareceu que estava "exagerando". "Eu sempre estive em auto-dramatização", Cohen disse no mês passado. "Eu pretendo viver para sempre."
Fã presta homenagem a Leonard Cohen em frente à casa do músico, em Montreal (Foto: Paul Chiasson/The Canadian Press via AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário